A limpeza se iniciou em março deste ano com a limpeza de trecho na Via Light.
A limpeza do Rio Das Pedras, localizado na comunidade de mesmo nome, chegou nas últimas semanas a região do Areais. O local composto pelas localidades de Areal e Areinha é umas das regiões da comunidade que mais sofre com alagamentos, sejam esses causados por chuvas fortes ou aumento da maré.
Segundo a Fundação Rio-Águas, que trabalha na limpeza e desassoreamento do rio, foram retiradas cerca de 6 mil toneladas de material do canal, o que equivale a 500 caminhões basculantes cheios.
A Fundação Rio-Águas informou também o que é feito com o material retirado do rio.
"O material retirado do rio é levado para locais licenciados e autorizados. O destino varia conforme o tipo de material, e a proximidade das obras, no caso de predominantemente solo, seguem para bota-foras ou aterros sanitários; e no caso dos resíduos orgânicos, a Comlurb recolhe remove para o Centro de Tratamento de Resíduos Rio (CTR'Rio), em Seropédica.
Já os materiais potencialmente recicláveis são encaminhados pela Comlurb a cooperativas de catadores credenciadas, gerando emprego e renda aos cooperativados."
A Rio-Águas também informou que ainda não existe uma data definida para o término da limpeza, segundo a fundação, as ações são realizadas conforme a possibilidade de acesso das máquinas e a prioridade da região.
Comentarios