top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Conheça a Orquestra de Rio das Pedras


Projeto desenvolvido pela ASM do Brasil possui mais de 6 anos de atuação na comunidade.

 


Você já passou perto da Paróquia São João Batista numa segunda, quarta ou sexta-feira e pensou ter ouvido o som de violinos? Não se engane, você não pensou, você ouviu mesmo! O local abriga as aulas de música da Orquestra de Rio das pedras.


O projeto desenvolvido pela organização Ação Social Pela Música do Brasil, ou ASM Do Brasil já atua na região há 6 anos. Agora deu para entender onde todas essas crianças, jovens e adolescentes que passavam apressados com uma blusa preta com a sigla 'ASM' estavam indo?


Muita gente nem imagina que existe uma orquestra em Rio das Pedras, e que o projeto é aberto a crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Por isso a Agência Lume foi conferir uma apresentação realizada na última sexta-feira (15/07), e conhecer um pouco mais sobre esse projeto tão bonito.


O que é a ASM Do Brasil?


A Ação Social Pela Música do Brasil, é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem a missão de educar social e culturalmente através do ensino da música, promovendo a inclusão social de crianças, adolescentes e jovens de comunidades em situação de vulnerabilidade.


A organização já atua há mais de 25 anos, e já beneficiou mais de 12 mil alunos. Atualmente a ASM Do Brasil atende a 4.406 alunos divididos em 11 núcleos de aprendizado musical e em 18 polos de musicalização, 4 deles na cidade do Rio de Janeiro. São ele: Rio das Pedras, Complexo do Alemão, Vila Isabel e Cidade de Deus. Para conhecer mais acesse: https://www.asmdobrasil.org.br/


Mas e em Rio das Pedras?


Atualmente o núcleo de Rio das Pedras atende 85 alunos, na Paróquia São João Batista, localizada na Estrada de Jacarepaguá nº 4450, às segundas, quartas e sextas. Sempre das 14h às 17h. O projeto disponibiliza aulas de violino, viola, violoncelo e contrabaixo. Além disso, o projeto oferece todas às sextas-feiras aulas de Reforço Escolar, das 14h às 17h.


Podem participar crianças e adolescentes de 6 a 18 anos. Para mais informações acesse as redes sociais da ASM Do Brasil: Instagram: @asmdobraisk; Facebook: /asmdobrasil. Também é possível enviar um e-mail para mail:contato@asmdobrasil.org.br. Ou ligar para o número:(21)2547-4223.


Quero doar


A organização está aberta a doações de instrumentos, possuí um projeto de apadrinhamento, além de receber doações de qualquer quantia através do link: https://linktr.ee/Asmb?utm_source=linktree_profile_share&ltsid=8fbc5aeb-80a8-4c81-974a-a1fd4ae10587


O projeto de apadrinhamento, tem por finalidade incentivar, ajudar financeiramente a família para que o aluno possa dar continuidade aos estudos. Alguns de nossos alunos estão cursando na faculdade de música, e o apadrinhamento é uma ajuda importante para esses alunos custear a passagem para a universidade.


A doação de instrumentos recebe doações de teclado, piano, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, flauta doce, flauta transversal, trombone, trompete, saxofone e trompa.


A apresentação


Se você é apenas apreciador de uma boa música, vale a pena estar atento as apresentações realizadas pelo núcleo de Rio das Pedras, geralmente, o projeto mantém as apresentações abertas ao público de forma gratuita.


Na última sexta-feira (15/07), a Agência Lume teve o privilégio de acompanhar uma dessas apresentações, que reuniu alunos de diversas idades. O que se viu foi uma belíssima apresentação que incluiu não só música clássica, mas também músicas mais conhecidas do grande público, como Anunciação, de Alceu Valença, e Eu só quero um Xodó, de Dominguinhos.

Conteúdo Publicitário

bottom of page