top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Prefeitura inaugura duas escolas em Rio das Pedras

Atualizado: 27 de jun.

Na imagem podemos ver a fachada da escola.
Foto: Agência Lume.

As obras ficaram paradas por cerca de 5 anos até serem retomadas em 2021.

Atualizada em 29/02 às 12h30.

 

Nesta quinta-feira (28/02), o prefeito Eduardo Paes e o secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha estiveram em Rio das Pedras para inauguração de um Ginásio Educacional Tecnológico (GET) e um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), construídos pelo projeto Fábrica de Escolas.

 
 

As unidades localizadas na Avenida São Josemaria Escrivá nº 625, começaram a ser construídas no fim da segunda gestão do atual prefeito Eduardo Paes (de 2012 a 2016), mas foram paralisadas quando o mesmo concluiu seu mandato em 2017.


Segundo moradores as construções estiveram abandonadas pela gestão passada por cerca de cinco anos, até serem retomadas no fim de 2021.


Nesta quinta-feira, os moradores puderam ver o projeto finalizado e funcionando, no local funcionam o GET Mestre Robson Gracie com capacidade para atender 850 alunos e o EDI Escritora Clarice Lispector que já funcionava na Estrada de Jacarepaguá e foi realocado para a nova estrutura, onde terá o dobro de salas de aula disponíveis no prédio antigo, e agora poderá atender cerca de 300 alunos.


Enquanto o EDI atenderá alunos da Educação Infantil, o GET receberá estudantes do 1º ao 5º ano. Os alunos das duas unidades terão carga horária integral das 7h30 às 14h30.


Na imagem podemos ver o pátio da escola.
EDI Clarice Lispector. / Foto: Agência Lume.

Segundo o município, o GET é alinhado às tendências mundiais de aproximação da educação escolar à realidade dos alunos no seu dia a dia, por meio do pensamento crítico e desenvolvimento de novas habilidades. A metodologia segue a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e investe na qualificação da educação integral, com o modelo de escola pública mais inovador do país.


Para potencializar o desenvolvimento de novas competências e habilidades, os GETs oferecem aos alunos a possibilidade de realizar projetos de forma interdisciplinar para além do livro didático.


As escolas contam com laboratórios maker. Tudo para que o aluno consiga desenvolver projetos próprios e aprender colocando a mão na massa, ao mesmo tempo que impacta o entorno escolar.


Com a inauguração do novo GET em Rio das Pedras, a rede municipal passa a contar com 90 Ginásios Educacionais Tecnológicos, atendendo a 32.130 alunos e com previsão de chegar a 200 até o final da gestão, espalhados pela cidade do Rio de Janeiro - entre novas unidades e unidades remodeladas.


São atendidos alunos de todas as idades e de todas as regiões da cidade, promovendo uma educação pública de qualidade e integrada ao mundo contemporâneo.


Na imagem podemos ver o Prefeitura do Rio inaugurando as escolas.
Familiares de Robson Gracie estiveram presentes na inauguração. / Foto: Beth Santons / Prefeitura do Rio.

"A homenagem ao Robson aqui é para que essas crianças se inspirem no exemplo, nos valores e na disciplina da família Gracie, isso é o mais importante. O legal de ter nome de escola é que a gente vai formando várias gerações e essa garotada, daqui a 30 anos, vai dizer: “me formei lá no Robson Gracie”. Que bom que a gente eterniza um grande brasileiro e um grande homem que foi o Robson Gracie" - afirmou o prefeito Eduardo Paes.


Uma terceira escola que fica ao lado das unidades inauguradas hoje, está em fase final de obras e deve ser inaugurada nos próximos seis meses. Durante a inauguração o secretário Municipal de Educação Renan Ferreirinha falou sobre a importância de entregas as novas unidades escolares.


"É um momento histórico, a gente tem o lançamento de escolas que vão atender mais de mil alunos com a sua qualidade, temos o Espaço de Desenvolvimento Infantil, que para creche e escola, são 12 salas, mais uma escola de 24 salas, que é o nosso GET Robson Greice, que homenageia um grande brasileiro." Confira a entrevista do secretário nas nossas redes sociais:




Quem são Clarice Lispector e Robson Gracie?

Conheça os homenageados que são referências na literatura e no esporte:

 

Clarice Lispector é considerada uma das mais importantes escritoras de língua portuguesa do século 20. Nascida Chaya Pinkhasivna Lispector, na Ucrânia, em 1920, veio bem nova para o Brasil.

 

Carlos Robson Gracie foi lutador e mestre de jiu-jitsu. Nasceu em 1935, no Rio de Janeiro. Era o segundo filho de Carlos Gracie, fundador do esporte no Brasil, e sobrinho de Hélio Gracie, responsável pela difusão da arte marcial no país. Deixou seis filhos, entre eles os lutadores Renzo Gracie, Ralph Gracie e Ryan Gracie, além dos netos Kyra Gracie e Neiman Gracie.

 

"Educação e esporte andam juntos. É uma maneira que você tem de conquistar os seus sonhos, realizar os seus objetivos. Crianças, nunca deixem de acreditar no potencial de vocês. Quero agradecer em nome do meu pai, dos meus irmãos e da Federação de Jiu-Jitsu do Rio de Janeiro. Tenho certeza de que isso representa muito para o nosso esporte" - declarou Hanna, uma das filhas de Robson Gracie, que compareceu ao evento ao lado das irmãs Kenya e Clara. Lá nas nossas redes sociais tem um vídeo que relembra e resume todas as matérias sobre a obra dessas unidades escolares. Confira:




Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page