• Agência Lume

O problema do lixo em Rio das Pedras: o dever é só do Estado?


Na foto: Podemos ver uma montanha de lixo e ao fundo caçambas da Comlurb vazias.
Lixo acumulado na Av. Engenheiro Souza Filho. / Foto: Wellington Melo.

Como a falta de cidadania e coletividade pode agravar o descaso das autoridades.

Por: Fernanda Calé.

 

O lixo é um problema para todas as comunidades do Rio de Janeiro, mas não só nas comunidades, o lixo está onde estamos. A produção é diária, ela nunca para, e cada um de nós contribuímos para isso.

Em Rio das Pedras não seria diferente, um lugar com tantos moradores produz diariamente uma grande quantidade de resíduos. Mas diferente de outros lugares, na comunidade a coleta é feita em pontos específicos, já que os caminhões não entram em pequenas ruas.

Segundo a Comlurb, empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, o lixo é recolhido em Rio das Pedras duas vezes por dia, em diferentes pontos, mas isso não impede que ele volte a acumular, são muitas pessoas.

E mesmo com a instalação de caçambas, e de pontos específicos para o descarte, continuamos vendo o lixo no meio das ruas. Montanhas que se formam ao lado de uma caçamba vazia. Por que?

Lixo acumulado na Estrada de Jacarepaguá. / Foto: Fernanda Calé.

Na semana passada noticiamos com alegria a limpeza de uma galeria na Estrada de Jacarepaguá próximo a Paróquia São João Batista, a situação era crítica, o esgoto não escoava e tomava toda a pista. Mas o que entupiu a galeria?

Dias depois da limpeza voltamos a ver muito lixo na rua, enquanto a caçamba...

Será que a galeria vai continuar limpa?

É nosso dever exigir que a Prefeitura e a Comlurb limpem, disponibilizem mais caçambas, compactadoras, e todo o auxílio necessário, mas se jogamos o lixo fora dos locais adequados por preguiça, a culpa é de quem?


Lixo impede passagem na avenida Engenheiro Souza Filho. /Foto: Wellington Melo.

Uma passagem de pedestres na Engenheiro foi tapada pelo lixo. A culpa é de quem?

A Comlurb poderia fazer a coleta mais vezes por dia? Talvez. Precisamos de mais caçambas e compactadoras de lixo? Certamente. Mas e o descarte incorreto nas ruas e nos rios? É culpa deles?

Falta coletividade, falta cidadania em Rio das Pedras. Falta entender que temos sim deveres. Temos sim que exigir, mas temos que fazer também.

E o que é cidadania? Cidadania é a prática dos direitos e deveres de um indivíduo em um Estado. Os direitos e deveres de um cidadão andam sempre juntos, já que o direito de um cidadão implica necessariamente numa obrigação de outro cidadão.

Façamos a nossa parte hoje, sem esperar que os outros façam, ensinemos nossos filhos hoje, e talvez amanhã possamos ter uma comunidade diferente.

Conteúdo Publicitário