• Agência Lume

Moradores de Jacarepaguá na luta por mais ciclovias

Atualizado: 19 de mai.


Foto: Viviane Zampieri /Bike na Pista

Ciclistas estiveram presentes em reunião organizada pela prefeitura para apresentar o projeto do Plano Cicloviário da AP 4.0.

Por: Fernanda Calé e Rita Valente.

 


 

O CicloRio, novo Plano de Expansão Cicloviária da Prefeitura, abriu pesquisa para entender as necessidades dos ciclistas, melhor planejar a malha cicloviária e integrá-la aos equipamentos urbanos de transporte. O município tem incentivado moradores de diversas regiões a participarem do debate sobre a malha cicloviária que a prefeitura pretende construir na cidade.


Em setembro do ano passado, em comemoração do Dia Mundial sem Carro, a prefeitura institui através do decreto nº45.781, o Plano de Mobilidade Urbana Sustentável do Município do Rio de Janeiro. O decreto reconhece a necessidade de ampliação da oferta de infraestrutura cicloviária que inclui ciclovias, ciclofaixas, faixas compartilhadas e estacionamento de bicicletas, para promover a conectividade segura aos centros de bairros, aos grandes equipamentos urbanos e estações de Rede Estrutural de Transportes, além de ter definido um prazo de 360 dias para a conclusão.


Como noticiado pela Agência Lume na época, no que se refere a nossa região em Jacarepaguá, o projeto prevê a criação de uma ciclovia que deve se iniciar na Estrada de Jacarepaguá, na altura da interseção com a Avenida Arquiteto Afonso da Silveira Filho, no Jardim Clarice, e se estende pela mesma até seu final, na conversão com a Avenida Geremário Dantas. Após este trajeto, o trecho segue por toda a extensão da Avenida Geremário Dantas, até a conversão com a Rua Cândido Benício, onde haverá interligação com outros trechos.

Foto: Viviane Zampieri / Bike na Pista

No último dia 07/05, a Oficina do Plano Cicloviário da Área Programática 4.0 (Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio), foi realizada no auditório da 7ª Coordenadoria Regional de Educação. A reunião era aberta ao público, e ciclistas da região estiveram no local para debater sobre o projeto apresentado pela prefeitura.


Um grupo de moradores da Freguesia e também representantes da AMAF, Associação de Moradores e Amigos da Freguesia, entregou um relatório detalhado que trazia a visão dos moradores sobre como deveria a nova malha cicloviaria da região.


“Nosso Grupo de Trabalho para o tema – representado por Carolina Queiroz, André Moreira e Sidney Teixeira Junior – levou um estudo com proposta de percurso de ciclovia do eixo já previsto, que passa pela Freguesia, a partir do Rio das Pedras, pela Estrada de Jacarepaguá, e também passando pela Avenida Geremário Dantas, até o Largo do Tanque." - AMAF

É possível ter acesso ao relatório que foi entregue pelo grupo abrindo o arquivo abaixo:

2022-05-Projeto-Ciclovia-Trecho-39-Rede-Mobilidade-Por-GT-Ciclovias-Atualizacao-Com-Protoc
.
Download • 63.63MB

Além das oficias, o município disponibilizou um questionário para entender melhor as necessidades de cada região. Responder ao questionário é essencial para que mais questões sejam levantas. É possível ter acesso as perguntas no link: https://ciclorio-pcrj.hub.arcgis.com/

 

Conteúdo Publicitário