top of page
  • Foto do escritorGabrielle Teles

Eleições na pandemia: Quando e como vai ser?

Atualizado: 16 de nov. de 2020



Confira as principais mudanças nas eleições municipais durante a pandemia do coronavírus.

 

No dia 15 de novembro, os cariocas decidem nas urnas o futuro prefeito, vice-prefeito e vereadores da cidade do Rio de Janeiro. Havendo a necessidade de um segundo turno, a votação acontecerá no dia 29 do mesmo mês. Mas você já sabe quais foram as mudanças implementadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para evitar o contágio do novo coronavírus? Confira abaixo:


Antes de tudo, confira o seu local de votação.

A Justiça Eleitoral recomenda que todos verifiquem a sua seção eleitoral. É simples: basta acessar o site do TRE - RJ clicando aqui, depois abra a aba "Eleitor", acesse "Local de Votação" e preencha seu nome, data de nascimento e nome da mãe.


Fique atento aos horários!

O horário de funcionamento das seções eleitorais foi ampliado em uma hora, ou seja, os eleitores poderão voltar de 7h às 17h. Os idosos e pessoas do grupo de risco terão horário preferencial de 7h às 10h. O TSE também informou que haverá um planejamento para assegurar o distanciamento social entre os eleitores.


Identificação biométrica: vai ter?

Para diminuir a exposição dos eleitores ao vírus, o TSE determinou que, neste ano, não haverá identificação biométrica para evitar que o eleitor tenha contato com a superfície da máquina. Além disso, a medida encurta o tempo do votante dentro da seção, diminuindo os riscos de aglomeração.


O que o eleitor deve levar?

Além do documento com foto para exercer o direito ao voto, o eleitor só poderá entrar na seção com o uso da máscara para se proteger contra o COVID-19. O TSE também orienta que cada pessoa leve sua própria caneta para assinar o caderno de votação, mas irá disponibilizar canetas higienizadas para os que não levarem. Além disso, será oferecido álcool em gel para os votantes. Lembrando que o distanciamento social é uma das medidas contra o vírus e também será implantada nos locais de votação.


Vou ser mesário! E agora?

Se você foi convocado para ser mesário nessas eleições, precisa ficar atento às medidas: todos os trabalhadores receberão equipamentos de proteção, como máscaras em três camadas, protetores faciais (face shiels) e álcool em gel.


Você também pode conferir as entrevistas com os candidatos à prefeitura do Rio no nosso site. Para entender melhor o que faz os cargos disputados nessas eleições, acesse nossa matéria clicando aqui.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page