Manutenção está prevista para quinta-feira, dia 25.
Com a chegada do verão, a Cedae vai preparar o Sistema Guandu e realizará manutenções preventivas no sistema. O serviço acontecerá na próxima semana e serão mobilizados 400 trabalhadores e 28 veículos na operação.
O sistema responsável por abastecer boa parte do município do Rio de Janeiro e da Baixada Fluminense é composto pela Estação de Tratamento de Água e por dois subsistemas, o Marapicu e Lameirão.
Com a ação, o sistema ficará desligado por 12h e assim interrompendo temporariamente o fornecimento de água nos municípios do Rio e Baixada. A manutenção tem como objetivo identificar e realizar trocas de peças, como válvulas e registros, para evitar problemas futuros.
O diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, Daniel Okumura, declarou que a operação coincide com obras de modernização do sistema. Leia a declaração:
"Vamos paralisar o sistema para fazer os reparos preventivos para o período do ano em que a estação é mais demandada. Paralelamente, as obras de modernização do Guandu focadas na melhora da eficiência do processo de tratamento da ETA seguem em andamento, o que vai gerar reflexos positivos já no próximo verão."
A obra de modernização foi orçamentada em R$ 800 milhões e inclui a aquisição de novos equipamentos e melhorias nas instalações do sistema. Essas novos equipamentos e melhorias contam com novos filtros, melhora efetividade no processo de limpeza dos decantadores, novas válvulas e uma reformulação no Centro de Controle Operacional. Com a paralização do serviço, é esperado que o fornecimento volte ao normal em todas as regiões em até 72h.
Fonte: http://www.rj.gov.br/
留言