• Fernanda Calé

Rio das Pedras ganha clínica social de Psicologia e Fonoaudiologia


O Centro Clínico Social Mil Guarda-Chuvas inicia seus serviços nesta segunda-feira (27) e atenderá pacientes a preços populares.

 


 

Nesta segunda-feira (27/06), o Centro Clínico Social Mil Guarda-Chuvas inicia seus trabalhos na comunidade de Rio das Pedras, a clínica tem o apoio do Instituto Percepções, e a ideia é que uma equipe técnica composta por psicólogos e fonoaudiólogos, todos moradores da comunidade, possa levar às crianças e adolescentes atendimento adequado a preços populares.


A Lume visitou o centro clínico que fica localizado na região próxima ao antigo Castelo das Pedras, e conversou com a responsável técnica, e uma das idealizadoras do projeto, Cláudia Vitale.

Parte da equipe do centro clínico. / Foto: Agência Lume.

Cláudia é psicóloga, especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental na Infância e Adolescência, e em Neurociências Aplicadas com Ênfase em Aprendizagem. Além de possuir cerca 10 anos de experiência na área, e estar a frente do Centro Clínico Existe Um Lugar, localizado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, Cláudia é palestrante e voluntária do Instituto Percepções de Responsabilidade social.


A psicóloga contou a Agência Lume que ao ser incentivada pelo irmão, o empreendedor social, Marco Aurélio Vitale, a desenvolver o centro clínico em Rio das Pedras, criou uma conexão grande com os moradores, e com os primeiros pacientes que conheceu, a partir daí a vontade de oferecer o serviço de qualidade as crianças e adolescentes que precisam foi ganhando mais força.


O que são os mil guarda-chuvas?
Capa do livro "El País de los Mil Paraguas" de Carlo Calcines. / Foto: Cláudia Vitale.

Segundo Cláudia, o nome da clínica faz referência ao livro "A viagem ao país dos mil guarda-chuvas", escrito por seu marido, o autor cubano Carlo Calcines, que vive no Brasil há 25 anos. A história narra a trajetória de dois irmãos, que após serem impedidos de brincar no quintal de casa em um dia chuvoso, começam a se questionar sobre como poderiam proteger as flores e plantas do jardim de sua casa contra a chuva.


Segundo Cláudia, a história infantil traz lições sobre empatia, sobre como lidar com a raiva e outros sentimentos, e facilita os processos de aprendizado durante terapia com as crianças, que costumam se envolver com a história.


Como entrar em contato e horários de funcionamento

O Centro Clínico Social Mil Guarda-Chuvas, fica localizado na Estrada de Jacarepaguá, no número 3465, segundo andar, e funciona de segunda a sexta, das 8h às 20h. O telefone para informações e agendamento de consultas é o (21) 99288-2081.


Mais informações sobre o Centro Clínico podem ser encontradas no Instagram @milguardachuvas e no Facebook, Mil Guarda-Chuvas.

 







Conteúdo Publicitário