top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Rio das Pedras e regiões próximas podem ganhar mais um meio de transporte


Na imagem podemos ver a simulação de um ponte de embarque de barcos.
Foto: Divulgação

Prefeitura do Rio anunciou uma consulta pública para transporte aquaviário nas lagoas da Barra e Jacarepaguá.

 

A Prefeitura anunciou nesta quinta-feira (23), a abertura de uma consulta pública sobre o projeto de transporte aquaviário de passageiros no complexo lagunar da Barra da Tijuca e Jacarepaguá, a população tem até o dia 24 de abril para participar dando sua opinião e enviando sugestões.

 
 

O investimento previsto para a obra é de 118 milhões ao longo de uma concessão de 25 anos. A ideia é que o projeto ofereça 16 linhas a serem implementadas gradualmente, como a ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras.


Também dever ser propostas as linhas, Linha Amarela e canal Marapendi, e integração de bairros com pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas.

Na imagem podemos ver um mapa que projeta os locais onde haverá transporte por embarcações.
Foto: Divulgação.

Os estudos estimam que o novo modal transporte cerca de 90 mil passageiros por dia, e para isso deve utilizar dois modelos de embarcação, a de maior capacidade deve acomodar até 120 pessoas, enquanto a menor comportará até 42 pessoas.


Os estudos estimam que o início da operação deverá ter 47 veículos e atingir até 91 para atender 29 pontos de embarque e desembarque. A tarifa prevista é a deve se manter igual a dos transportes públicos municipais (R$ 4,30), com integração tarifária e inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.


Dois grupos já foram autorizados a apresentar estudos sobre o novo sistema de mobilidade. Um deles (Grupo Itaigara) concluiu o trabalho usado como base pela Prefeitura para estruturar o projeto disponível para consulta da população.


Os cidadãos que desejarem enviar contribuições devem encaminhá-las até 24 de abril pelo endereço de e-mail: dep@ccpar.com.br.

Comentarios


Conteúdo Publicitário

bottom of page