top of page
  • Foto do escritorWellington Melo

Quase um ano após operação, obras no canal da Via Light não foram iniciadas

Atualizado: 14 de fev. de 2023


Canal da Via Light com carros estacionados e pedestres passando na beira do valão
Canal da Via Light (Foto: Wellington Melo)

Em fevereiro de 2022, a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo prometeu a construção de uma praça e uma ciclovia no local.

 

Quase um ano após as demolições feitas as margens do canal da Via Light, localizado em Rio das Pedras, nenhuma obra de reparo foi feita. Durante uma demolição realizada em fevereiro de 2022, a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, afirmou a Agência Lume que seriam construídas uma calçada e uma ciclovia.

 


 

A subprefeita também prometeu que, em conjunto com a Secretaria de Meio Ambiente, seria construída uma praça no local onde funcionava a antiga Estação Berlin, que também foi demolida.

A Secretaria de Meio Ambiente vai entrar com um projeto para a gente (Subprefeitura) fazer uma praça onde era o 'Estação Berlin'. Pedi também para ''esticar'' este projeto para fazer uma calçada e uma ciclovia.

Na foto podemos ver uma área aberta com uma pequena quantidade de entulho e  um rio ao fundo.
Local onde funcionava o 'Estação Berlin' (Foto: Wellington Melo)

Porém, quase um ano depois, o lugar onde funcionava o restaurante serve como um ponto de ônibus, e carros ficam estacionados na beira do canal. No último dia 30 de janeiro, um veículo caiu dentro do rio. Não se sabe o motivo para a queda do carro.

Carro branco dentro de um canal após chuva a noite
Veículo cai dentro do canal da Via Light no último dia 30 de janeiro (Foto: Wellington Melo)

Em março de 2022, foi iniciado o desassoreamento de todo o canal da Via Light. Durante a ação, foram retirados uma enorme quantidade de lama, lixo e esgoto. De acordo com a Rio-Águas, concessionária responsável pela obra, mais de 6 mil toneladas de material foram retirados.


Em nota, a assessoria da Subprefeitura de Jacarepaguá informou que há uma licitação para as obras no local, porém não há data para o início dos reparos. Procurada pela Lume, a Secretaria de Meio Ambiente não retornou as mensagens.


A Agência Lume seguirá acompanhando todo o processo para uma futura obra na beira do canal da Via Light.

Conteúdo Publicitário

bottom of page