top of page
  • Foto do escritorWellington Melo

Prefeitura pretende investir R$ 28 milhões em obras de infraestrutura da Av. Engenheiro Souza Filho


Na foto podemos ver a Avenida Engenheiro Souza Filho, com carros passando e pessoas transitando na via.
Vítima de enchentes, a avenida é a principal via das comunidades de Rio das Pedras e Muzema. / Foto: Agência Lume.

A reforma será no trecho que liga Rio das Pedras a Muzema. Confira:

 

A Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro, pretende gastar um total de R$ 28 milhões em obras de revitalização da Avenida Engenheiro Souza Filho, no trecho que liga as comunidades do Rio das Pedras e da Muzema, na Zona Oeste do Rio.

 
 

Segundo a Secretaria de Infraestrutura, responsável pelo projeto, a via irá passar por obras de implantação de drenagem, redes de esgoto sanitário e água potável. De acordo com a secretaria, a execução do projeto prevê acabar com os constantes alagamentos na via.


“Essa é uma Avenida que liga duas grandes comunidades e precisava de intervenções. A obra é essencial para os moradores que passam ali diariamente e sofrem em dias de chuva com os alagamentos”, disse a secretária de Infraestrutura, Jessick Trairi.

Além das obras de reforma da Engenheiro, a secretaria também informou que serão feitas construções de calçadas e recuperação de todo o asfalto da via. As obras devem atingir uma área de aproximadamente 42 mil metros quadrados nos dois sentidos da avenida, pistas laterais e os retornos.


A previsão é que os serviços iniciem ainda no primeiro semestre deste ano - período em que a via mais sofre com o aumento das chuvas - e que sejam concluídos em até um ano e meio.


O processo de licitação do projeto foi aberto no dia 28 de fevereiro em Diário Oficial, e o resultado final foi divulgado no último dia 24 de março, também no Diário Oficial do município. A Construtora Lytorânea S.A. será a responsável por conduzir a obra.


Na imagem podemos ver um recorte do Diário Oficial do Município que trata sobre o tema.
Trecho que homologa Construtora Lytorânea S.A. como responsável pela obra de infraestrutura da Avenida Engenheiro Souza Filho. / Foto: Diário Oficial.

 
 

Engenheiro: Histórico de alagamentos e buracos

Construída em terreno pantanoso e de declive, e com grande fluxo de trânsito diário, a Avenida Engenheiro Souza Filho sofre historicamente com alagamentos e buracos em seu asfalto.


As constantes enchentes impossibilitam o trânsito de carros e ônibus na avenida e prejudicam a rotina dos moradores. Nos pontos mais problemáticos da via (como o da foto abaixo), a rede de escoamento não é suficiente para drenar as águas da chuva.

Avenida Engenheiro Souza Filho coberta de água
Avenida Engenheiro Souza Filho sofre com alagamento de água, após chuva forte. / Foto: Agência Lume

Buracos são comuns na avenida e contribuem para que o trânsito seja, em alguns momentos do dia, intenso e caótico. Em determinados períodos de tempo, o município realiza o recapeamento do asfalto.


Os serviços realizados, trazem uma melhoria momentânea da situação da via e o trânsito na região, entretanto como o local recebe um grande fluxo de trânsito, os problemas voltam a aparecer.


Carro passando em cima de buraco, na Avenida Engenheiro Souza Filho
Fenda aberta na Avenida Engenheiro Souza Filho, em 2020. / Foto: Wellington Melo.

"Estou muito animada com esse avanço que será histórico, pois é uma obra mega importante, de cerca 28 milhões de reais e para resolver um problema gigante de muitos anos! Certamente vidas serão transformadas com a conclusão do projeto e fico muito feliz que isso aconteça na minha gestão como subprefeita”, declarou a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo.

A Agência Lume vai acompanhar os próximos passos desta obra que pode mudar a vida de muitos moradores de Rio das Pedras.

Conteúdo Publicitário

bottom of page