• Fernanda Calé

Prefeitura do Rio lança programa BRT Seguro


Vinte e oito estações serão patrulhadas na primeira fase do projeto. / Foto: Beth Santos - Prefeitura do Rio.

O projeto vai reforçar o patrulhamento nas estações do BRT com a presença de guardas municipais e policiais militares.

 

A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (02/06) o programa BRT Seguro, segundo o Município o programa será responsável por reforçar o patrulhamento nas estações do BRT. Para isso contará com a presença de guardas municipais e policiais militares.


Nesta primeira fase 28 estações serão patrulhadas e haverá também a implementação de rondas móveis pelas calhas do sistema viário com os objetivos de oferecer segurança aos usuários, combater a evasão de passageiros (calotes), atos de vandalismo, além de promover o ordenamento.


Continua depois da publicidade

 

O prefeito Eduardo Paes esteve no lançamento do projeto falou sobre as obras do corredor Transbrasil, que segundo ele devem ser retomadas em agosto, com estimativa de conclusão até o fim de 2022, e elogiou o sistema de transporte:

"O BRT é muito simbólico. Bem operado, é um sistema que funciona muito bem. O esforço que a gente faz, que não tem mágica, é para devolver o BRT à população, para que tenha qualidade de vida." - Eduardo Paes.

Com o lançamento do projeto, 12 estações já receberam patrulhamento. Segundo a Prefeitura, a previsão é de que em até 15 dias, outras 16 já estejam contempladas. Cada estação será patrulhada das 7h às 19h por três policiais militares e, no intervalo entre 19h e 7h, a segurança será feita por rondas móveis que percorrerão as calhas do BRT.


O programa será coordenado pela Secretaria de Ordem Pública (SEOP), e contará com 96 policiais militares por dia, que atuarão nas folgas por meio de inscrição no Programa Estadual de Integração na Segurança (PROEIS), além de 30 guardas municipais, que estarão presentes nos três corredores do sistema: Transcarioca, Transoeste e Transolímpica.


Continua depois da publicidade

 

Segundo a Prefeitura, todos os profissionais integrantes do projeto passaram por um curso de qualificação para atuar no BRT Seguro. E o efetivo de policiais poderá ser readequado de acordo com a demanda das estações.

"O programa BRT Seguro é muito importante para que o cidadão utilize o BRT com tranquilidade e tenha segurança nas estações. A prefeitura tem compromisso com a segurança do cidadão. É o nascimento de um projeto fruto de muito trabalho e inteligência." - afirmou o secretário de Ordem Pública, Brenno Carnevale.

Já durante uma ação de reconhecimento da área que aconteceu ontem (01/06), uma equipe do BRT Seguro deteve quatro pessoas acusadas de furto e receptação de corrimão em estação de Santa Cruz.

 


Conteúdo Publicitário