top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Subprefeitura tenta amenizar impactos da chuva em Jacarepaguá


Comlurb retira galhos caídos no bairro da Freguesia. / Foto: Subprefeitura de Jacarepaguá.

Os problemas na região começaram na noite de ontem (30) e ainda podiam ser vistos nesta segunda-feira (31).

 

Depois das chuvas de ontem (30/05), a região de Jacarepaguá sofreu com alagamentos, queda de galhos de árvores, entupimentos de bueiros e falta de luz. Locais com grande problema de escoamento como a comunidade da Muzema e de Rio das Pedras amanheceram nesta segunda-feira (31/05) com as ruas alagadas.


A nossa região que já é geograficamente mais baixa, traz à tona todos os seus problemas mais crônicos assim que começa a chover mais forte. As águas se acumulam não só nas comunidades, mas também em bairros como Anil, Itanhangá e Freguesia.


Continua depois da publicidade

 

Neste início de semana não foi diferente, o município do Rio entrou em estágio de mobilização já às 18h45 de ontem. As sirenes da comunidade de Rio das Pedras precisaram ser acionadas e a Estrada Grajaú-Jacarepaguá foi fechada após atingir as condições protocolares para a interdição devido ao registro de 67 mm/h, na Estação Cotia 1 do Sistema Alarme Sonoro.


Segundo o Centro de Operações Rio o acumulado de chuva nas últimas 24 horas na Estação Pluviométrica de Jacarepaguá/Cidade de Deus foi de 42.6mm. Diante deste cenário Jacarepaguá amanheceu com muitos problemas, e a Subprefeitura precisou intervir para amenizar os prejuízos, como há anos vem acontecendo nos bairros da região.


Foto: Subprefeitura de Jacarepaguá.

Segundo informações da própria Subprefeitura de Jacarepaguá, só nesta segunda-feira, foi preciso retirar galhos de árvores caídos nas vias públicas, recuperar sinais apagados de diversas ruas, drenar bolsões d' água, fazer a limpeza de bueiros, limpar o asfalto que criou um acúmulo de terra em alguns locais e podar árvores. Veja alguns dos serviços realizados em cada bairro:

  • Freguesia

Cet-Rio trabalhou na recuperação de sinais apagados no cruzamento entre Estrada do Pau Ferro e Avenida Genemário Dantas; e na Estrada do Pau Ferro com a Estrada do Tindiba. A Comlurb também precisou fazer a raspagem da Rua Araticum, a poda e corte das árvores tombadas na Rua Geminiano de Gois e na Rua Iberê de Abreu. Além da limpeza de bocas de ralos na Estrada do Pau Ferro e a remoção de resíduos na Estrada de Jacarepaguá.


Continua depois da publicidade

 

  • Muzema e Rio das Pedras

Foi preciso utilizar o caminhão a vácuo em várias ruas da Muzema e de Rio das Pedras para drenar bolsões d' água, principalmente na região do Regatas.

  • Cidade de Deus

Foi feita a troca de grelhas na Edgar Werneck, na Cidade de Deus.

  • Curicica

Juntamente com à Cedae foi feita a reposição da tampa de PV de esgoto, na Rua da Gôndola esquina com a Rua Mandina, na Curicica. Segundo a Suprefeitura, esse trabalho era fundamental para evitar acidentes com os transeuntes e veículos que passam pelos locais, principalmente em dias de chuva, quando a água esconde esses bueiros.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page