• Fernanda Calé

Prefeitura do Rio anuncia novo calendário de vacinação


Prefeitura anuncia novo calendário de vacinação. / Foto: Print Prefeitura do Rio.

Se a previsão se confirmar, a vacinação de adultos com 18 anos ou mais deve ser concluída até agosto, e adolescentes a partir de setembro.

 

Na manhã de hoje (18/06), em mais uma edição da divulgação do boletim epidemiológico, que acontece todas as sextas-feiras, o prefeito Eduardo Paes divulgou um novo calendário de vacinação para o município do Rio de Janeiro. Segundo a Prefeitura o calendário adianta em 1 mês e 21 dias o prazo para a vacinação total dos adultos e jovens de 18 ou mais na cidade.

 

Continua depois da publicidade


 

Além do prefeito do Rio, o ministro da Saúde Marcelo Queiroga e o secretário Municipal de Saúde Daniel Soranz estiveram presentes no anúncio. Eduardo Paes frisou que o planejamento só poderá ser seguido caso o prazo de entrega dos imunizantes seja cumprido:

"...tem aí uma brincadeira, uma "rinha da vacina" muito saudável, eu acho que é muito bom né, que os governantes estejam aí brigando para ver quem vacina mais rápido, quem tem a melhor logística, mas é importante dizer que a gente depende, obviamente das entregas feitas pelo ministério da saúde, pelo Governo Federal, e isso tem acontecido de forma muito regular."

Além do adiantamento do calendário de vacinação para os maiores de 18 anos, a Prefeitura também divulgou pela primeira vez o calendário para os adolescentes de 12 anos ou mais que devem começar a ser vacinados em setembro.


Quando perguntado sobre eventos como réveillon, o prefeito disse que sempre manifesta os seus desejos, e que com todos os adultos já vacinados existe sim a possibilidade, mas frisou que respeita os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde, e que são eles é que dão o tom das coisas:

"Todos os sinais, não havendo nada de extraordinário, ruim, todos os sinais são de que nós vamos poder 'tá' no fim do ano com a vida normal. A partir do momento que você tiver todo mundo vacinado, esses critérios, a gente viu... sei lá, essa semana até retweetei um negócio lá que Nova York anunciou, nossa hora vai chegar, e quanto mais rápido ela chegar melhor. "

O Prefeito também falou sobre a importância do avanço da vacinação, segundo Paes, essa 'corrida' vai salvar vidas:

"Não é porque a gente vai ter réveillon, não é porque a gente vai ter carnaval, mas é porque a gente tá salvando vidas aqui. E eu repito aqui, até por experiência pessoal, cada 'meszinho' que se ganha a gente pode tá evitando que muitas pessoas passem por situações difíceis."
 

Continua depois da publicidade


 

Segundo a Prefeitura, a cidade do Rio de Janeiro já vacinou com a primeira dose cerca de 2 milhões seiscentas e cinquenta e cinco pessoas, esse número representa cinquenta por cento do total da população da cidade. A meta do município é vacinar coma primeira dose noventa por cento da população que atualmente tem cerca de 5 milhões e duzentas pessoas.


Veja abaixo o novo calendário de vacinação para a cidade do Rio de Janeiro:


Vale lembrar que o calendário desta semana continua, nesta sexta-feira (18/06), estão se vacinando adultos com 50 anos ou mais. Amanhã (19/06), é dia de repescagem para adultos de 50 anos ou mais, trabalhadores da saúde e pessoas com deficiência. Veja abaixo o calendário para o final de junho:


Imagem: Prefeitura do Rio.
 

Conteúdo Publicitário