top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

PM lança Operação Turismo


Foto: Divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Medida tem como objetivo reforçar a segurança na orla carioca.

 


 

Neste fim de semana, a Secretaria de Estado de Polícia Militar implantou, como um reforço à Operação Verão, o Projeto Operação Turismo 21/22. A iniciativa trata-se de um pacote de medidas com objetivo de ampliar a segurança de moradores e turistas do Rio de Janeiro, com foco especial nas orlas das Zonas Sul e Oeste da capital.


Pontos eletrônicos:

Dentre as novas iniciativas está a implantação de dispositivos de ponto eletrônico que começarão a operar, de forma experimental, em 12 hotéis da Praia de Copacabana. Por meio desses dispositivos, os policiais militares do Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (BPTur) passarão a estabelecer contato permanente com a administração dos hotéis para receber demandas na área da Segurança. Esse programa será estendido, ainda durante o verão, a hotéis localizados em outras áreas das zonas Sul e Oeste.


Reforço do efetivo:

Houve reforço no efetivo do BPTur e nas unidades operacionais de Copacabana (19º BPM), Leblon (23ºBPM), Barra da Tijuca (31º BPM). Entraram em operação ontem (18/12), duas medidas: instalação do Carro Comando, no Arpoador, para coordenar diariamente ações de patrulhamento em toda faixa litorânea, inclusive com emprego de grupamento de motocicleta; e presença de policiamento montado na Rua Francisco Otaviano, entre Copacabana e Ipanema.


Registro de ocorrências online:

Outra medida que se iniciou neste fim de semana foi o BOPM Online, já adotado em Copacabana, por meio do qual os policiais militares fazem registros de ocorrências de menor gravidade para não haver perda de tempo das ações de policiamento preventivo e ostensivo.


Para dar segurança jurídica às ações de policiamento, foi reativado o Termo de Ajuste de Conduta junto ao Ministério Público, que passará a ter acesso a todas as ocorrências registradas por policiais militares.


Outras medidas:

No sábado (11/12), foi instalada a central de monitoramento na Companhia Destacada do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), na Linha Vermelha, nas imediações da entrada da Ilha do Governador.


Os operadores dessa central, por meio de imagens captadas por câmeras ao longo da Linha Vermelha, orientam os grupos de motopatrulhamento que operam no principal corredor viário de acesso ao Aeroporto Internacional do Galeão.

Na última quarta-feira, dia 15/12, foram inauguradas duas novas estruturas. Uma Companhia Destacada do 5º BPM (Praça da Harmonia) na Ladeira da Misericórdia, que contará com um efetivo de 150 policiais para irradiar policiamento ostensivo em área estratégica do Centro, como Tribunal de Justiça e imediações do Aeroporto Santos Dumont.


Nesse mesmo dia, foi inaugurado o Pelotão Destacado do RPMont (Regimento de Polícia Montada) numa vila do Jockey Club Brasileiro. Essa nova unidade do RPMont vai garantir maior operacionalidade para o policiamento montado nas áreas da Zona Sul, Centro e Maracanã.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page