• Rita Valente

Feriado de Corpus Christi: veja que abre e o que fecha


A Igreja Católica celebra nesta quinta-feira 16 de junho o Santíssimo Sacramento do corpo e sangue de Cristo.

 


Ao contrário do que a maioria da população tem conhecimento, o feriado de Corpus Christi ocorre por decreto municipal. E este ano de 2022 foi decretado em 17 capitais, entre elas o Rio de Janeiro, nas demais será facultativo.


Veja como será o funcionamento dos serviços neste feriado:


Hospitais

Os centros municipais de saúde e clínicas da família não abrirão na quinta-feira (16/06), data do feriado. Na sexta-feira (17/06) funcionarão das 8h às 12h, exclusivamente para vacinação e testagem de covid-19. No sábado (18/06), as unidades que funcionam habitualmente seguirão o horário das 8h às 12h, conforme anunciado pela Secretaria Municipal de Saúde.


Já, as unidades 24 horas da rede municipal de saúde – UPAS, hospitais, centros de emergência regional – CERs e centros de atenção básica psicossocial – CAPS tipo III, vão funcionar ininterruptamente durante todos dias do feriado prolongado, de 16 a 19 de junho. Mais informações, aqui.


Bancos

A Federação Brasileira de bancos - FEBRABAN informou que não haverá atendimento nas agências bancárias no feriado do dia 16 de junho, quinta-feira (Corpus Christi). Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada, e não seja feriado, como é o caso da cidade de São Paulo, não haverá expediente bancário.


A decisão segue a Resolução nº 4.880 de 23 de dezembro de 2020, do Conselho Monetário Nacional, que não considera dias úteis para fins de operações bancárias sábados, domingos e feriados de âmbito nacional, bem como a segunda-feira e a terça-feira de Carnaval e o dia dedicado a Corpus Christi.


Na sexta-feira, 17 de junho, o atendimento ao público nas agências volta a ocorrer normalmente.


Metrô

Nesta quinta-feira (16/06), feriado de Corpus Christi, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h. A transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo -Gávea) também vão operar em esquema de feriado, das 7h às 22h30.

Na sexta-feira (17/06), pós-feriado, o funcionamento será o mesmo de dia útil, das 5h à meia-noite, com transferência nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central); e Metrô na Superfície, das 5h às 23h30. No sábado e no domingo (18 e 19/06), a operação acontece nos horários regulares de fim de semana.


Já o Posto de Gratuidade, na estação Central, não terá expediente na quinta e na sexta (16 e 17/06). O espaço volta a abrir as portas na segunda-feira (20/06).


Trens

Nesta quinta-feira, a Supervia informou que os trens vão circular de acordo com a grade horária de domingos e feriados para cada ramal, que pode ser consultada no site da Supervia. A concessionária também fará as seguintes manutenções durante o feriado:


Ramal Deodoro - manutenção na via férrea e na rede aérea entre as estações Olímpica de Engenho de Dentro e Deodoro: das 9h às 17h. Nesse período, trens com destino a Central do Brasil não realizarão parada nas estações Oswaldo Cruz e Piedade.

Ramal Santa Cruz - manutenção nas proximidades da estação Santa Cruz: das 8h às 17h. Também será realizada manutenção na rede aérea entre as estações Bangu e Santíssimo: das 10h às 19h.

Ramal Japeri - manutenção na rede aérea entre as estações Japeri e Queimados: das 10h às 19h.

Ramal Belford Roxo - manutenção da via férrea entre as estações Triagem e Del Castilho: durante todo o período da operação comercial.

Barcas

A CCR Barcas vai operar com a grade de domingo e feriados nos dia 16/06 (quinta-feira) e dias 17/06 (sexta-feira), na linha Arariboia.

Sendo assim, as travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói.

Vale ressaltar que nesses dois dias, não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.

A operação das linhas Paquetá e da divisão Sul não será alterada na sexta-feira (17/06), sendo praticada a grade de dias úteis, conforme disponível no site. Já na quinta-feira (16/06), ambas funcionarão com grade de fins de semana e feriados.

 

Conteúdo Publicitário