top of page
  • Foto do escritorRafael Rodrigues

Novo Posto Digital, lançado pelo Detran.RJ, fornece serviços e consultas pela internet



Plataforma promete facilitar acesso a documentos e dados de veículos.

 

Passando por mudanças, principalmente para o meio digital, o Detran.RJ está lançando sua plataforma virtual chamada de Posto Digital Detran.RJ. O serviço permitirá que usuários se conectem ao sistema e assim possam emitir, visualizar e consultar dados sobre seu veículo e habilitação.


A princípio o usuário poderá consultar dados do veiculo e da carteira de habilitação, informações de multas e pontos recebidos, e emitir o ATPV-e, documento necessário para realizar a venda de veículos que já possuam o Certificado de Registro de Veiculo (CRV) digital.

 

Continua depois da publicidade


 

Algumas funcionalidades da plataforma são:

  • Verificar se taxas e IPVA estão quitados ou se possui algum débito;

  • Fazer a emissão do ATPV-e, para realizar a venda do veiculo, apenas para veículos que possuam o CRV digital.

  • Consultar informações sobre a CNH, como o numero de registro, data de vencimento e a categoria. Além disso, o usuário recebera notificações mensais, a partir de 90 dias, para se preparar para a renovação.

  • Fazer o download do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos digital, podendo ser emitido em PDF e ser impresso pelo proprietário em papel A4.

  • Consultar o numero de pontos recebidos no ultimo ano e que podem causar a suspensão da CNH, além de poder consultar os pontos recebidos nos últimos cinco anos. No portal também estará disponível uma pagina especifica para multas mandatórias, que suspendem a carteira diretamente independente de pontos antigos recebidos.


A principal mudança é a emissão do ATPV-e, na qual o proprietário que deseja realizar a venda do veiculo não precisa mais marcar um horário em um posto do Detran para pegar o documento e assim seguir o processo de revenda, ganhando tempo e evitando uma certa burocracia.


Esse serviço é para veículos comprados após 2019 que já possuam o CRV digital. O proprietário que possuir o CRV impresso em papel moeda, ainda pode ir diretamente ao cartório realizar o processo de transferência.


Para acessar a plataforma, basta entrar no próprio site do Detran.RJ e se conectar com sua conta registrada no site do Governo Federal, gov.br. Vale lembrar que quem já possui o acesso ao aplicativo de Carteira Digital de Trânsito e Carteira Nacional de Habilitação digital já estão cadastrados no site. O cadastro pode ser feito via internet de forma gratuita e rápida no próprio site do Governo Federal.


 




Conteúdo Publicitário

bottom of page