• Rafael Rodrigues

Confira o passo a passo de como emitir seu certificado de vacinação pelo Conecte SUS

Atualizado: 10 de set. de 2021


Foto: Captura de tela do aplicativo.


Aplicativo reúne serviços e informações do SUS.

 

O novo decreto da Prefeitura que vai exigir o comprovante de vacinação contra a Covid-19 para que o cidadão possa acessar certos locais e serviços como academias e cinemas, ainda não entrou em vigor. A princípio o decreto previa que a exigência se iniciaria no dia 1/9, mas após algumas instabilidades no sistema, foi prorrogado para o dia 15/9.

 

Continua depois da publicidade


 

Apesar do adiamento, muitos cariocas estão correndo para se adequar a nova legislação e baixar o aplicativo com o comprovante, que além da exigência regional, já está sendo obrigatório para realizar viagens internacionais.


Pensando nisso a Lume resolver te ajudar e fazer um passo a passo de como baixar e se cadastrar no Conecte SUS. Veja a seguir como emitir seu certificado:


1º passo: Após realizar o download gratuitamente pela Google Play para dispositivos Android ou na App Store para dispositivos Apple, você deve realizar o login utilizando sua conta cadastrada no site gov.br . Clique aqui para realizar o cadastro caso não possua.


Foto: Captura de tela do aplicativo.

2º passo: Na página principal do aplicativo, clique no ícone de vacinas. Irá aparecer uma lista com todas as vacinas que estão registradas no sistema e suas respectivas doses.


Foto: Captura de tela do aplicativo.


3° passo: Após clicar na vacina tomada contra a Covid-19, irá aparecer um botão na parte de baixo da página escrito "Certificado de Vacinação", depois de clicar nele irá aparecer o certificado com todas as informações referentes as doses administradas.



Foto: Captura de tela do aplicativo.

Foto: Captura de tela do aplicativo.

Se precisar salvar o arquivo em PDF basta clicar no ícone no canto superior direito e irá aparecer o documento com todas as informações e o QR Code.


É possível também salvar o documento em inglês e espanhol clicando no botão na parte de cima do certificado, caso precise apresentar o documento fora do território nacional.


Vale lembrar que o certificado só pode ser emitido por quem já está completamente imune, tendo tomado as duas doses das vacinas ou a dose única.


Fonte: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/conecte-sus

 



Conteúdo Publicitário