top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Município lança edital de transporte aquaviário nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá


Na imagem podemos ver um barco navegando nas lagoas de Jacarepaguá.
Foto: Fernanda Calé / Agência Lume.

Primeira linha a ser implementada deve ligar Rio das Pedras a estação Jardim Oceânico do metrô.

 

A Prefeitura do Rio lançou nesta quarta-feira (11/10), o edital de licitação do projeto de implantação de transporte aquaviário nas lagoas da Barra da Tijuca e de Jacarepaguá. A proposta visa a criação de 16 linhas que vão transportar cerca de 90 mil passageiros por dia.

 
 

O valor do investimento privado será de R$ 95,3 milhões, ao longo do prazo de concessão, que será de 25 anos. A outorga mínima é de R$ 3,2 milhões. Segundo o município, as informações sobre a concorrência estão disponíveis no Diário Oficial do município publicado hoje (11/10).


O projeto prevê que as linhas sejam implementadas de forma gradual, começando pela ligação da estação Jardim Oceânico do metrô a Rio das Pedras e, depois, chegando à Linha Amarela e ao canal de Marapendi.


Também existe a previsão de implantação de bairros e pontos de interesse como Gardênia Azul, Muzema, Barra Shopping, Parque Olímpico, Península e condomínios residenciais e comerciais com saídas para as lagoas.


A tarifa desse novo modal de transporte será a mesma dos transportes públicos municipais, como o BRT, por exemplo. Além disso, também está prevista a inclusão no sistema de bilhetagem da cidade.


Diretor de estruturação de projetos da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), Lucas Costa acredita que a instalação do novo modal é atrativa tanto para quem usa transporte público quanto para o usuário de carro particular:


"Esse é um importante passo para o transporte público da cidade. Os estudos são claros e mostram que existe uma demanda significativa nos bairros do entorno. A instalação desse novo modal, inclusive, também é uma alternativa para desafogar o trânsito nas avenidas das Américas e Ayrton Senna."


O projeto cumpriu grande parte do cronograma previsto, tendo realizado estudos de viabilidade, audiência pública com a população e consultas internas. Após a etapa de publicação do Edital de Concorrência, o projeto deve chegar a etapa de assinatura do contrato.


Veja mais informações sobre o projeto em: https://www.ccpar.rio/mapa/transporte-aquaviario/


Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page