top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Moradores reclamam da conservação da ruas e calçadas de Rio das Pedras


Na imagem podemos ver uma rua estreita com pavimento de concreto e no centro da rua uma grande galeria de esgoto que está com as tampas de concreto quebradas.
Rua do Amparo / Foto: Wellington Melo.

Nesta semana, um idoso precisou de atendimento médico após tropeçar e cair em um buraco na Rua do Amparo.

 

Quem frequenta Rio das Pedras já se acostumou a desviar de buracos, seja no asfalto, enquanto dirige, seja andando pelas calçadas ou em ruas menores da comunidade. Para os moradores esse tipo de problema parece estar presente na região desde sempre.

 
 

Na última segunda-feira (22/05), um idoso se acidentou após tropeçar em um buraco na Rua do Amparo. Segundo moradores que presenciaram o acidente, o idoso precisou ser atendido por uma equipe do SAMU, pois teria 'aberto' a cabeça na queda.


Os moradores dizem que o buraco que ocupa uma posição central na Rua do Amparo, surgiu meses após as obras, que os próprios moradores e comerciantes locais, fizeram na região para resolver problemas de alagamentos.


A rua foi toda refeita e o cenário de alagamento constante foi resolvido, mas a proteção de concreto que ficava em cima da galeria de esgoto foi se quebrando após veículos pesados passarem por cima do material.


O que se vê hoje é uma enorme fenda que segue por toda a extensão da via, e divide a Rua do Amparo em duas:

Na imagem vemos centralizada a fenda que divide a rua do amparo e faz com que as pessoas não possam andar no centro da rua.
A Rua do Amparo dividida por uma grande fenda. / Foto: Wellington Melo.

Mas o problema dos buracos não está restrito apenas a Rua do Amparo, muitas vezes não existe nem mesmo uma calçada para que o pedestre possa circular, e essa é a realidade do lado esquerdo da Via Light, entre a antiga Estação Azul, e a Clínica da Família Helena Besserman Vianna.


Os perigos da falta de calçamento nesse trecho não se restringem apenas a disputa por espaço com carros na pista, ou a sujeira causada pela lama, escorregar às margens do Rio das Pedras, rio que corta a comunidade, pode fazer com que o pedestre caia dentro de um valão.


Em quase toda a extensão do Rio das Pedras na Via Light, não existe sequer um guarda corpo, que é geralmente instalado em margens de rios pela cidade para evitar acidentes.


O chão ainda é de terra batida, e se em dias de sol o pedestre pode tropeçar em pedras ou raízes de árvores, em dias de chuva se torna praticamente impossível andar na calçada sem sujar os pés de lama.

Na imagem podemos ver a beira de um valão com calçamento de terra batida.
A margem do Rio das Pedras. / Foto: Douglas Teixeira - Agência Lume.

Mas se o morador decidir atravessar a rua para fugir da lama e dos perigos de cair no rio, ele precisará lidar com a péssima condição da calçada presente do lado direito da via. Quebrada e esburacada, quem circula pela Via Light não tem opções.


Na imagem podemos ver uma calçada quebrada e cheia de terra.
Calçada na Via Light. / Douglas Teixeira - Agência Lume.

Moradores ouvidos pela Agência Lume dizem que mesmo quando as calçadas estão livres para a circulação de pedestres, não é possível nelas pelas péssimas condições do pavimento encontrado em muitas ruas da comunidade.

 
 

A Lume entrou em contato com a Secretaria Municipal de Conservação, para entender o que tem sido feito pela conservação do pavimento de Rio das Pedras, se existem projetos para melhorar as condições das calçadas e ruas da região, e como os moradores devem agir ao encontrar buracos nas ruas.


A secretaria respondeu dizendo que vai enviar uma equipe a Rua do Amparo, e demais locais citados pela reportagem para vistoriar a situação, e que também vai programar uma limpeza para a canaleta que corta a Rua do Amparo.


O órgão disse ainda, que os moradores podem acionar o canal oficial da Prefeitura do Rio, o 1746, e abrir um chamado para os problemas de buracos nas ruas, além de acompanhar o andamento da reclamação através do número do protocolo.


Veja a nota completa:

"A Secretaria Municipal de Conservação informa que vai enviar equipe na Rua do Amparo e demais locais citados para vistoriar, verificar a situação de cada localidade e avaliar a possibilidade de atendimento. Quanto à canaleta que corta o trecho central da via, a equipe da Seconserva vai programar a limpeza.

E, para quaisquer solicitações, a população deve acionar o canal oficial da Prefeitura do Rio: 1746. Ao abrir o chamado, o cidadão recebe um número de protocolo e poderá acompanhar o andamento de seu pedido."


A Agência Lume vai continuar acompanhando o caso. Veja abaixo a imagem de alguns buracos encontrados pela nossa equipe:


Conteúdo Publicitário

bottom of page