top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Moradores de Jacarepaguá celebram a cultura local através de passeios guiados


Na imagem podemos ver cerca de 28 pessoas sentadas posando para a foto, e dois homens de pé.
Foto: Arquivo / Pé de Moleque Roteiros

Conheça o projeto Pé de Moleque Roteiros, que há 11 anos oferece passeios gratuitos e educativos no Rio de Janeiro.

 

Já imaginou participar de um passeio turístico e educativo e aprender mais sobre a cidade? É isso que os amigos e geógrafos, Luiz Paulo Araújo, de 39 anos e Lúcio Brandão, de 35, oferecem de forma gratuita.

 
 

O Pé de Moleque Roteiros foi criado em 2012, quando os amigos viram a importância de falar sobre lugares que estão fora do circuito oficial do Rio de Janeiro. O projeto já nasceu com um função social muito importante, que era a de fazer roteiros gratuitos, para que o conhecimento pudesse atingir diversas pessoas, independente da sua condição social.

Na imagem podemos ver dos homens sorrindo para uma foto, em frente a um mural de fotos.
À esq. Lúcio Brandão e à dir. Luiz Paulo Araújo. / Foto: Arquivo Pé de Moleque Roteiros.

Durante os passeios, os participantes podem acompanhar Luiz e Lúcio, enquanto eles ensinam sobre a história, geografia e cultura marcadas no espaço de cada roteiro feito. Os participantes precisam apenas utilizar roupas leves, tênis macio e levar água.


Para Lúcio, a memória de Jacarepaguá está abandonada, e precisa ser melhor conservada:


"A memória de Jacarepaguá está abandonada, salvo pouquíssimas iniciativas que buscam manter de pé o pouco que sobrou do nosso patrimônio histórico. Como breve exemplo podemos falar da Colônia Juliano Moreira e todo o seu acervo arquitetônico que vem tombando mês após mês, sem nenhuma ação de preservação.


Os moradores contam com poucas fontes de informação seguras na Baixada de Jacarepaguá. Entretanto, sempre que atividades são disponibilizadas, a aderência costuma ser boa."


Moradores dos bairros da Taquara e do Camorim, Lúcio e Luiz vão celebrar o aniversário de Jacarepaguá com um roteiro pelo bairro da Freguesia neste domingo (17/09). O ponto de encontro será na Praça Professora Camisão às 9h.



Comments


Conteúdo Publicitário

bottom of page