top of page
  • Foto do escritorIHBAJA

O Parque Natural Municipal do Bosque da Freguesia

Atualizado: 2 de set. de 2023


Na imagem podemos ver uma trilha de um parque natural com diversas árvores.
Início de uma das trilhas do Bosque. / Foto: Val Costa.

Por: Val Costa.

 

O Parque Natural Municipal Bosque da Freguesia, mais conhecido como Bosque da Freguesia, é uma das principais Unidades de Conservação de Jacarepaguá. Trata-se de uma reserva com 31 hectares, tombada pela Lei Municipal 1.512/89.

 
 

A luta pela preservação de uma área verde na região remonta aos anos 1980, quando movimentos comunitários e ambientalistas, representados pela Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) e pelo Grupo de Defesa Ecológica - GRUDE, sensibilizaram o Poder Público Municipal para desenvolver iniciativas que impedissem a retirada do que restou da vegetação original do bairro da Freguesia.


Essa pressão finalmente resultou na criação de um Parque Municipal, através do Decreto n.º 11.830 de 11/12/92 e delimitado pelo Decreto n.º 12.962 de 08/06/94.


A área que compreende o Bosque da Freguesia pertencia, no início do século XX, ao engenheiro carioca Joaquim Catramby. Era uma Chácara, que, além de ser usada como local de veraneio, também possuía criações de suínos, bovinos, equinos e aves. A paisagem da Freguesia nessa época era tomada por sítio e chácaras, que serviam para o lazer e também para moradia. O Bosque fica no centro de outra Unidade de Conservação, a Área de Proteção Ambiental do Bairro da Freguesia, com uma dimensão de 366 hectares.


Originalmente toda essa região era coberta pela Floresta Ombrófila Densa, que foi sendo gradativamente substituída, ao longo do período colonial, pela cultura da cana-de-açúcar. A mata que compõe o Bosque da Freguesia é basicamente secundária, em estágio inicial e médio de regeneração. Destacam-se as bromeliáceas e as cactáceas. Entre 2009 e 2013 foram plantadas 11 mil mudas de espécies nativas.


A fauna é tipicamente urbana, predominando as aves, como os bicos-de-lacre, os tizius e os sanhaços, que buscam os frutos das diversas árvores existentes no local. O gavião-carijó também é avistado com certa frequência no local.


O Bosque da Freguesia possui 2,5 km de trilhas, além de um campo de futebol, uma quadra polivalente, uma biblioteca, uma sala de Educação Ambiental, apiários e um parquinho com vários brinquedos. Atualmente, essa Unidade de Conservação encontra-se sob a tutela da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMAC). O Bosque possui duas entradas: uma na Avenida Ten. Cel. Muniz de Aragão e outra pelo estacionamento do Rio Office & Mall.

 
Na imagem podemos ver Val Costa, um homem branco com cabelos pretos com fios grisalhos. Val está usando uma camisa cinza com estampa preta de uma mapa mundi.






Val Costa é professor de Geografia e Membro do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page