Medida visa evitar sobrecarga do aplicativo que possibilita a justificativa de ausência no dia do pleito.
Os eleitores que pretendem justificar seu voto, ou utilizar qualquer uma das funcionalidades do aplicativo e-Título, desenvolvido pela Justiça Eleitoral, terão até às 23h horas e 59 minutos para baixar o aplicativo. A medida visa garantir ao usuário uma melhor experiência, evitar as quedas do sistema que foram relatadas no primeiro turno.
Além de oferecer a possibilidade de justificar a ausência do domicílio eleitoral utilizando um sistema de georreferenciamento, o app oferece diversas outras facilidades ao eleitor, como acessar o local de votação; consultar a situação eleitoral; se identificar na seção (para quem registrou a biometria);
Só poderão utilizar o aplicativo no domingo (29/11), os eleitores que já tiverem baixado o e-Título. Segundo o TSE, atualmente cerca de 16 milhões de eleitores estão cadastrados no e-Título.
Ainda segundo o TSE, no primeiro turno das Eleições Municipais deste ano, mais de 2,2 milhões de pessoas justificaram ausência por meio da ferramenta. A região Sudeste foi a região onde o aplicativo foi mais utilizado, mais de 7,5 milhões de pessoas usaram o aplicativo.
Veja mais informações no site do TSE.
Comments