top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Lume Live: especialista tirou dúvidas de seguidores sobre MEI

Atualizado: 22 de fev. de 2021



Veja agora algumas das principais dicas passadas pela contadora Lia Chaves, e o passo a passo de como fazer a declaração anual.

 

Na noite de ontem, a Agência Lume estreou no Facebook o 'Lume Live', um novo espaço para conversas sobre temas importantes e para receber especialistas que possam tirar as dúvidas dos seguidores.


A primeira entrevistada do 'Lume Live' foi Lia Chaves, contadora graduada em Ciências Contábeis na Unicarioca, pós graduada em auditoria e controladoria na Unicesumar, associada ao conselho regional de contabilidade do Rio de Janeiro e de Santa Catarina, e ex-moradora da comunidade de Rio das Pedras.


A conversa demorou cerca de 40 minutos, e durante a live foram respondidas diversas dúvidas de seguidores, que enviaram mensagens pelas redes sociais e pelo whatsapp da Lume (21 99783-9604).


Site correto para se inscrever no MEI:

Um dos temas mais perguntados pelos leitores e seguidores da Lume, era sobre o site correto para fazer o cadastro gratuito do Micro Empreendedor Individual, o MEI. E a especialista alertou sobre a necessidade de identificar, se o empreendedor está realmente no site correto. Você pode acessar o site clicando aqui.


Lia Chaves disse ainda que não é preciso pagar nada para fazer a inscrição, e que é preciso tomar cuidado com sites falsos, que tentam se passar pelo site do governo, cobram taxas inexistentes e geram boletos falsos.


Como fazer a declaração anual:

Outro tema muito importante para quem tem MEI, é a declaração anual que precisar ser feita. Muitos empreendedores acham que é a declaração é difícil de se fazer e que é preciso pagar uma taxa. Nossa especialista explicou que a declaração é gratuita, e que qualquer um pode fazer. Leva apenas alguns minutos.

Veja agora o passo a passo para fazer a declaração:



  • Passo 2 : Indicar a declaração ORIGINAL e colocar o ano de sua competência


  • Passo 3 : Colocar o valor do seu faturamento anual, lembrando que o faturamento total não pode ultrapassar de R$ 81.000,00, caso ultrapasse, você será excluso do MEI e passará a ser uma empresa tributada pelo SIMPLES NACIONAL.

  • Passo 4: Informar se a empresa possui empregado neste período.


  • Passo 5: Conferir se há débitos a apagar, caso haja valores pagos aparecerá ali na coluna de valores pagos e transmitir.


Se você se interessou, veja a baixo a live completa.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page