• Fernanda Calé

Tecnologia: Aplicativo COR.Rio traz informações valiosas para os cariocas


O sistema disponibilizado pela prefeitura traz diversos dados sobre a cidade e informações que são atualizadas a todo momento.

 

Quem mora na cidade do Rio de Janeiro sabe que nem sempre é fácil. O carioca tem que lidar com enchentes, calor, trânsito, e a lista de problemas só cresce. Nem toda malandragem do mundo pode te ajudar, mas estar bem informado pode te colocar um passo na frente.


Uma das ferramentas mais interessantes disponibilizadas pela prefeitura do Rio é o aplicativo COR.Rio, que pode não ser novidade para muitos, mas que a Lume resolveu destrinchar e te ensinar como esse sistema pode ser seu parceiro no dia a dia.


  • Home / Tela inicial

Já na tela inicial do aplicativo o usuário encontra diversas informações, a situação da cidade, a temperatura, alguns avisos emitidos pelo Centro de Operações. O número de ocorrências também está disponível, juntamente com a opção de buscar mais informações sobre o trânsito, a mobilidade e o tempo.


Se desejar, o usuário pode também reportar uma ocorrência que tenha presenciado, para que seja analisada e anexada nos alertas.


  • Trânsito

Ao acessar a parte destinada ao trânsito, o usuário terá acesso aos diagnósticos do Centro de Operações Rio, informações do que está acontecendo, pontos de retenção e poderá também visualizar as câmeras de monitoramento de trânsito da Cet-rio.


Isso quer dizer que além de ter um diagnóstico sobre a situação do trânsito na cidade, quem utiliza o aplicativo pode também visualizar algumas ruas, de acordo com as câmeras disponíveis.


  • Mobilidade

Na opção mobilidade, é possível ter um diagnóstico em tempo real da situação de todos os modais de transporte da cidade. BRT, Trems, Metrô, VLT, Barcas e Aeroportos. Em caso de problemas, as informações são colocadas e atualizadas no aplicativo.


  • Tempo

A previsão do tempo e a situação da cidade durante períodos de muita chuva também podem ser vistas no aplicativo. Além disso é possível visualizar as informações emitidas pelas estações pluviométricas e pelas estações meteorológicas. Além disso o usuário pode visualizar o radar, que mostra o deslocamento das chuvas pela cidade.


  • Sirenes

O COR.Rio também pode ser importantíssimo em dias de chuva forte, além da previsão do tempo e da situação da cidade, ele apresenta para o usuário uma lista com todas as sirenes e pontos de apoio em caso de deslizamentos.


Muitas dessas informações também são disponibilizadas nas redes sociais e no site do Centro de Operações Rio, o COR.Rio, mas ter tudo junto no aplicativo facilita o carioca. O aplicativo pode ser baixado na sua loja de aplicativos.

 

Conteúdo Publicitário