• Fernanda Calé

Governo começou a distribuir hoje (19) a segunda dose de vacinas contra COVID-19 a 92 municípios



Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá fazem a retirada dos lotes de imunizante hoje (19), os outros 88 municípios do estado devem receber as remessas na segunda-feira (22).


 

A nova remessa das vacinas contra a COVID-19 está começando a ser distribuída pelo governo do estado hoje (19), 173.500 doses da vacina CoronaVac irão para os 92 municípios do estado do Rio de Janeiro.


A chegada da nova remessa é um alívio para os moradores da cidade do Rio de Janeiro, que havia interrompido a vacinação na última quarta-feira (17). A expectativa é que com a chegada das novas doses o calendário da campanha volte a caminhar.


Segundo o Governo do Estado, também serão entregues aos municípios outras 20 mil doses, sendo 10 mil para a primeira aplicação e 10 mil para a segunda, que estavam armazenadas na Coordenadoria Geral de Armazenamento (CGA), em Niterói, como reserva técnica para casos de reposição.


As primeiras cidades a retirarem suas remessas ainda nesta sexta-feira (19) são Rio de Janeiro, Niterói, São Gonçalo e Maricá. A retirada está sendo feita com a escolta da Polícia Militar. Os demais 88 municípios devem receber as suas doses a partir das 7h da próxima segunda-feria (22), por quatro aeronaves. A ação devem contar com helicópteros do Corpo de Bombeiros e do Governo do Estado e apoio da Polícia Civil.


O secretário estadual de Saúde, Calos Alberto Chaves, falou sobre a a importância de guardar a segunda dose:

"Vamos realizar a entrega da segunda dose das vacinas CoronaVac que foram disponibilizadas aos municípios em 03/02 e 11/02. Conforme programamos desde o início, distribuímos a primeira dose e armazenamos a segunda. Desta forma, estamos garantindo que os municípios cumpram o esquema vacinal."

Segundo o Governo do Estado, a Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) atualizou o ofício enviado aos 92 municípios, reforçando a importância de os responsáveis técnicos e gestores municipais organizarem suas ações de vacinação priorizando os grupos elencados no Programa Nacional de Imunização (PNI).


A Subsecretaria ressaltou ainda que a programação deve ser organizada de acordo com o número de doses que serão aplicadas no dia, para que o frasco multidoses seja totalmente utilizado. Denúncias de irregularidades na vacinação são encaminhadas imediatamente aos órgãos de controle.


A Secretaria Estadual de Saúde já recebeu do Ministério da Saúde 1.040.320 doses de vacina contra a COVID-19, sendo 855.320 da CoronaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Segundo o Governo do Estado, até o último dia 11, haviam sido entregues 842.890 doses aos 92 municípios. Dessas, 242.060 eram destinadas à segunda dose da CoronaVac para atender à população que recebeu o imunizante enviado no primeiro lote, do dia 20 de janeiro.


Até às 9h da última quarta-feira (17/02), foram registradas 418.419 pessoal imunizadas com a primeira dose no estado, e 49.407 com a segunda dose. O vacinômetro pode ser acessado pelo site: https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/


Fonte: http://www.rj.gov.br/NoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=12182&pl=governo-realiza-nova-distribui%C3%A7%C3%A3o-de-segunda-dose-de-vacinas-contra-covid-19-aos-92-munic%C3%ADpios

 

Conteúdo Publicitário