top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Limpeza de rio na comunidade de Rio das Pedras entra em fase final


Na imagem podemos ver homens retirando lixo em baixo de uma ponte que passar por um valão a céu aberto. Em cima da ponte podemos ver um trator que retira lixo.
Foto: Agência Lume.

Segundo a Fundação Rio-Águas, a conclusão dos trabalhos deve ocorrer ainda neste mês.

 

A dragagem do Rio das Pedras, rio que dá nome a comunidade localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está chegando ao fim neste mês de outubro. Os trabalhos se iniciaram em março deste ano.

 


 

Segundo a Fundação Rio-Águas, já foram retiradas cerca de 7600 toneladas de material do canal, o que equivale a mais de 630 caminhões basculantes, os trabalhos contribuirão para melhorar as condições do rio e o escoamento de águas pluviais na região de seu entorno.


A fundação também esclareceu à Agência Lume, que os serviços foram executados onde houve possibilidade de acesso das equipes e das máquinas, em função da qualidade do solo e das ocupações nas margens do rio.


Rio das Pedras tem um grande histórico de enchentes, principalmente em regiões mais baixas como os Areais. A limpeza do rio é um pedido antigo, e traz mais dignidade aos moradores que vinham sofrendo não só durante as chuvas, mas também em períodos de maré alta, com o retorno do esgoto para as ruas.


Com a chegada do verão, a finalização da dragagem pode ajudar a combater as enchentes no local. Segundo a Fundação Rio-Águas, o canal foi inserido na programação permanente da fundação, para realizar limpezas periódicas, conforme a necessidade.



Conteúdo Publicitário

bottom of page