Segundo a Fundação Rio-Águas, a conclusão dos trabalhos deve ocorrer ainda neste mês.
A dragagem do Rio das Pedras, rio que dá nome a comunidade localizada na Zona Oeste do Rio de Janeiro, está chegando ao fim neste mês de outubro. Os trabalhos se iniciaram em março deste ano.
Segundo a Fundação Rio-Águas, já foram retiradas cerca de 7600 toneladas de material do canal, o que equivale a mais de 630 caminhões basculantes, os trabalhos contribuirão para melhorar as condições do rio e o escoamento de águas pluviais na região de seu entorno.
A fundação também esclareceu à Agência Lume, que os serviços foram executados onde houve possibilidade de acesso das equipes e das máquinas, em função da qualidade do solo e das ocupações nas margens do rio.
Rio das Pedras tem um grande histórico de enchentes, principalmente em regiões mais baixas como os Areais. A limpeza do rio é um pedido antigo, e traz mais dignidade aos moradores que vinham sofrendo não só durante as chuvas, mas também em períodos de maré alta, com o retorno do esgoto para as ruas.
Com a chegada do verão, a finalização da dragagem pode ajudar a combater as enchentes no local. Segundo a Fundação Rio-Águas, o canal foi inserido na programação permanente da fundação, para realizar limpezas periódicas, conforme a necessidade.
コメント