• Fernanda Calé

Feriado: Veja como será o funcionamento dos bancos e transporte público


Foto: Agência Lume.

Bancos darão prioridade ao atendimento pelos canais digitais, Metrô, VLT, Trens sem alterações, Ônibus vão adaptar a frota seguindo determinações da prefeitura.

 

A cidade do Rio de Janeiro e outras cidades do Brasil irão passar por um grande feriado que começa já no fim desta semana, mas muitas pessoas estão se perguntando sobre o funcionamento das agências bancárias e do transporte público durante o período.


As contas terão o prazo de vencimento adiado? As agências irão abrir? Os ônibus terão circulação reduzida? Veja como será o funcionamento dos sistemas de transporte e bancário nesse feriado.

Bancos:

  • Canais digitais serão prioridade

Segundo a Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, a empresas bancárias darão prioridade ao atendimento pelos seu canais digitais. E recomendam que os clientes optem por fazer transações e pagamentos via aplicativos de celular, internet, atendimento telefônico, nos caixas eletrônicos, e nas salas de autoatendimento das agências e caixas 24 horas.


A Febraban também informou que haverá em caráter excepcional, atendimento presencial e contingenciado, mediante triagem, controle e adoção de rígidos protocolos sanitários, em especial para os casos de recebimento de benefícios sociais, pagamento de salários, aposentadorias e pensões àqueles que não tem acesso a canais digitais ou remotos.


  • Vencimento de contas

As datas de vencimento de contas, boletos e tributos estão mantidas. A Febraban informou que os bancos, por iniciativa própria, não podem alterar as datas já estabelecidas para pagamentos de contas por questões contratuais com os emissores dos boletos e as normas de liquidação e compensação de pagamentos do Banco Central.


Os bancos ainda ressaltam que o pagamento das contas poderá ser feito pelos canais digitais ou nos caixas automáticos, sem a necessidade de deslocamento até as agências bancárias.


Transportes:

  • Ônibus

A Rio Ônibus informou que haverá adaptação da frota de acordo com as determinações da Prefeitura. Segundo a empresa, a previsão de queda dos passageiros deverá ser de 50%, mas isso não será usado para definir a redução na circulação da frota.

  • Metrô

O MetrôRio informou que vai manter o funcionamento normal, sem alterações durante os 10 dias de feriado que vão da próxima sexta-feira 26 de março até o dia 4 de abril. O funcionamento normal visa atender os profissionais dos serviços essenciais.


A operação será feita da seguinte forma:

  • Segunda a sábado: das 5h à meia-noite.

  • Domingo: 7h às 23h.


As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental - Gávea e Botafogo -Gávea) também não sofrerão mudanças no período.

  • Trens

O serviço também deve se manter normal, a Supervia informou que nos dias 26, 29, 31, 01 e 02 a programação será a habitual oferecida nos dias úteis. Já nos dias 27/03 e 03/04 a programação será a dos sábados. Nos dias 28/03 e 04/04 o sistema seguirá a programação dos domingos.


Vale lembrar que no dia 26/03 e 04/04, o Espaço Gratuidade estará fechado. Os clientes que já realizaram agendamento para este período deverão remarcá-lo no site da Supervia a partir do dia 05/04.

  • VLT

A operação do sistema será normal nas linhas 1, 2 e 3. O horário de funcionamento se manterá das 6h à meia-noite diariamente e os intervalos vão variar entre 10 e 20 minutos no período.


Usuários que precisarem se programar podem consultar o trajeto e próximas viagens no aplicativo VLT Carioca (Mapa e Horários) ou no site www.vltcarioca.com.br(Chegadas e Partidas).

 

Conteúdo Publicitário