top of page
  • Foto do escritorRafael Rodrigues

Detran lança Identidade Digital RJ


Foto: Divulgação

Identidade poderá ser usada em todo o Brasil.

 

Está sendo lançado nesta quarta-feira, dia 20/10, a Identidade Digital RJ. O projeto, encabeçado pelo Detran.RJ, vai disponibilizar digitalmente a identidade, por aplicativo em dispositivos Android e iOS. A identidade digital poderá ser usada em todo o Brasil e está disponível para todos os cidadãos do Estado.

 

Continua depois da publicidade


 

O serviço será opcional e todos os cidadãos que não quiserem o serviço podem continuar a utilizar o documento físico. Segundo o Governo, o projeto é oferecer mais um benefício para os cidadãos e que os ajude no processo de digitalização dos serviços.


A versão digital estará disponível para quem emitiu o documento após o dia 5 abril de 2019, na qual os documentos passaram a ser emitidos com um QRcode na sua parte interna e para gerar o documento digitalmente o usuário deve escaneá-lo. Cidadãos que tiveram seus documentos emitidos anteriormente a data, podem pedir a segunda via do documento e assim podendo acessar o aplicativo.


A cada 12 meses o usuário terá que refazer o processo de autenticação e nesse inicio de funcionamento apenas cidadãos acima dos 18 anos poderão emitir o documento digitalmente, porém o governo já confirmou que em um futuro próximo os pais poderão autorizar a emissão do documento para os filhos.


Em declaração, o governador do Rio, Cláudio Castro, destacou o empenho do Detran.RJ de disponibilizar mais um serviço digital e disse que o projeto facilita a vida dos cidadãos. Leia abaixo a declaração:


O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses.


Veja o passo a passo para emitir a identidade digital:

 

Continua depois da publicidade



 

1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;

2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;

3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;

4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;

5- Criar senha numérica para login do aplicativo;

6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page