Identidade poderá ser usada em todo o Brasil.
Está sendo lançado nesta quarta-feira, dia 20/10, a Identidade Digital RJ. O projeto, encabeçado pelo Detran.RJ, vai disponibilizar digitalmente a identidade, por aplicativo em dispositivos Android e iOS. A identidade digital poderá ser usada em todo o Brasil e está disponível para todos os cidadãos do Estado.
Continua depois da publicidade
O serviço será opcional e todos os cidadãos que não quiserem o serviço podem continuar a utilizar o documento físico. Segundo o Governo, o projeto é oferecer mais um benefício para os cidadãos e que os ajude no processo de digitalização dos serviços.
A versão digital estará disponível para quem emitiu o documento após o dia 5 abril de 2019, na qual os documentos passaram a ser emitidos com um QRcode na sua parte interna e para gerar o documento digitalmente o usuário deve escaneá-lo. Cidadãos que tiveram seus documentos emitidos anteriormente a data, podem pedir a segunda via do documento e assim podendo acessar o aplicativo.
A cada 12 meses o usuário terá que refazer o processo de autenticação e nesse inicio de funcionamento apenas cidadãos acima dos 18 anos poderão emitir o documento digitalmente, porém o governo já confirmou que em um futuro próximo os pais poderão autorizar a emissão do documento para os filhos.
Em declaração, o governador do Rio, Cláudio Castro, destacou o empenho do Detran.RJ de disponibilizar mais um serviço digital e disse que o projeto facilita a vida dos cidadãos. Leia abaixo a declaração:
O Rio de Janeiro é um dos poucos estados do país a oferecer a nova tecnologia. O Detran.RJ já disponibiliza outros serviços pela internet, como o Posto Digital, o licenciamento anual de veículos e a carteira de habilitação digital. E esse aplicativo é mais um serviço do Governo do Estado, numa parceria entre Detran e Proderj, para facilitar a vida dos cidadãos fluminenses.
Veja o passo a passo para emitir a identidade digital:
Continua depois da publicidade
1- Baixar o aplicativo “Identidade Digital RJ” disponível nas plataformas Android e IOS;
2- Conceder as permissões necessárias para funcionamento do aplicativo;
3- Escanear o QR Code disponível na parte de dentro da identidade física;
4- Disponibilizar reconhecimento facial via aplicativo;
5- Criar senha numérica para login do aplicativo;
6- Se todos os dados estiverem corretos, o documento estará disponível no formato digital.
Fonte: http://www.rj.gov.br/
Comments