top of page
  • Foto do escritorRafael Rodrigues

Esquilo de espécie rara é registrado no Parque Estadual da Pedra Branca


Foto: Iarle Wally/Parque Estadual da Pedra Branca

Espécie registrada só foi avistada até hoje, na Inglaterra e Escócia.

 

Foi registrado no Parque Estadual da Pedra Branca, localizado na Zona Oeste, um esquilo branco da rara espécie Guerlinguetus ingrami, conhecido como Caxinguelê e que até hoje só havia sido registrado em países do Reino Unido.

 

Continua depois da publicidade


 

O condutor de trilhas do Parque, Iarle Wally, fez o registro acima e disse que não sabia que se tratava de uma espécie rara. Iarle deu a seguinte declaração:


Eu me formei como condutor de visitantes em 2016, mas desde 2008 eu faço trilhas na Pedra Branca. Eu sempre gostei de fotografar os animais que encontro por esses caminhos, alguns se assustam, outros são mais tranquilos. Quando eu fotografei o Caxinguelê, não sabia que era uma espécie tão rara.


A espécie é uma variação do esquilo marrom, encontrado no Brasil. A aparência branca é em decorrência de uma mutação chamada leucismo. Diferente do albinismo, o leucismo ele provoca perda parcial da pigmentação e os animais podem continuar com pigmentação nos olhos e outras partes do corpo. Por ter essa condição, o caxinguelê é facilmente visto por predadores e assim dificultando a chegada desses animais na fase adulta.


O Parque da Pedra Branca, conhecido como um dos lugares que abrangem uma biodiversidade grande é localizado na Zona Oeste do Rio e conta com 12500 hectares de uma das maiores florestas urbanas do mundo. O gestor do parque, Alex Ignácio, declarou que não reconheceu a espécie e buscou ajuda de pesquisadores britânicos, que confirmaram o achado da espécie. Leia abaixo a declaração:


Quando a gente recebeu a foto e não reconheceu a espécie, nossos técnicos entraram em contato com pesquisadores de Stanford e Harvard, que confirmaram ser o animal visto apenas no Reino Unido. A probabilidade de achar uma espécie dessa é de uma em um milhão, o que deixa claro a importância do trabalho de preservação realizado na Pedra Branca.


 



Conteúdo Publicitário

bottom of page