• Fernanda Calé

Desmoronamento na Areinha: últimas informações


Equipes da Prefeitura e da Subprefeitura de Jacarepaguá trabalham em Rio das Pedras. /Foto: Agência Lume.

Veja como estão os trabalhos de demolição na Areinha, o estado de saúde das vítimas internadas e o andamento das investigações.

 

Desde a última quinta-feira (03/06) quando um prédio caiu na Rua das Uvas, na Areinha em Rio das Pedras, equipes de diversos órgãos que representam esferas estaduais e municipais vem trabalhando na região e em questões relacionadas a tragédia.


Os trabalhos se iniciaram imediatamente após as autoridades tomarem ciência da tragédia, e seguem acontecendo até o momento. Hoje a Agência Lume traz um balanço das informações enviadas pelos órgãos para que você, nosso leitor, entenda o que foi feito até o momento.

Continua depois da publicidade

 


Vítimas


No total 7 pessoas foram diretamente atingidas no desabamento, duas foram retiradas sem vida dos escombros, Nathan Gomes de Souza, de 30 anos, e Maitê de 2 anos, os dois foram enterrados na última sexta-feira (04/06). Outras 5 vítimas foram levadas a hospitais.


A mãe de Maitê, Maria Quiara Abreu Moita de 26 anos, foi retirada com vida dos escombros e imediatamente levada ao Hospital Municipal Miguel Couto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Quiara permanece no CTI e apresenta quadro de saúde grave.


Outra ferida no desabamento, Nataniela de Souza Brás, de 28 anos, irmã de Nathan, segue internada no Hospital Municipal Lourenço Jorge, segundo a secretaria a paciente permanece estável. Antônia Tatiana Conrado de Souza de 38 anos, também irmã de Nathan e Nataniela, já teve alta e foi liberada.


Jonas Rodrigues de Souza, companheiro de Nataniela, e Tatiana Conrado de Souza tiveram alta ainda na manhã de quinta-feira (03/06).


Não foi só a família que morava no prédio que sofreu com esse desabamento, alguns vizinhos também tiveram suas vidas modificadas na madrugada do último dia 3. Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, 85 pessoas de 29 famílias estão recebendo atendimento.


A secretaria informou que foram ofertados colchonetes, kit travesseiro com lençol e cestas de alimentos. A assistência social disse ainda que está atendendo as famílias que precisam de atendimento social, como apoio psicológico, além de ter dado suporte para os sepultamentos das vítimas.


Continua depois da publicidade

 


Demolições e retirada de entulhos


A Secretaria Municipal de Conservação (SECONSERVA), informou que juntamente com a Comlurb, terminou na noite da sexta-feira (04/06), a retirada de entulho em Rio das Pedras, após a demolição de dois imóveis. Em dois dias de trabalho, foram recolhidas mais de 300 toneladas, liberando o acesso à via.

Na manhã de hoje, técnicos da Secretaria Municipal de Conservação voltaram a Rio das Pedras para fazer a demolição manual do terraço de um dos prédios que permanece interditado pela Defesa Civil, na Rua das Uvas. O imóvel fica ao lado do que desabou na quinta-feira (03/04). Segundo avaliação da Defesa Civil, somente o terraço do prédio oferece risco estrutural, por isso precisou ser demolido.

Investigações


Entramos em contato com a Polícia Civil que informou que assim que tomou conhecimento do desabamento, a Secretaria de Estado de Polícia Civil (SEPOL) imediatamente constituiu uma força-tarefa com as delegacias distritais e especializadas - 16ª DP (Barra da Tijuca); 32ª DP (Taquara); Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (DRACO).


Segundo a polícia, o dono do imóvel foi identificado, localizado e levado a prestar depoimento, e as investigações seguem em curso para esclarecer completamente o ocorrido.

Outras informações


Segundo a Secretaria Municipal de Assistência Social, o CRAS Marcio Brotto está realizando atendimento para Cadastro Único e documentação de famílias e também está recebendo doações para quem perdeu tudo, como o dono de pizzaria e de loja de estofamento. O CRAS fica na Rua General José Eulálio, 142, Anil.


Matéria em atualização.

 


Conteúdo Publicitário