• Fernanda Calé

Começa hoje campanha de multivacinação de crianças e adolescentes


/ Foto: Wix.

A ação é conjunta entre as Secretarias de Saúde do Estado, Municípios e União.


Por: Fernanda Calé.

 

Começa hoje (05/10), a Campanha Nacional de Multivacinação, o objetivo é atualizar a caderneta de vacinação das crianças e adolescentes entre 6 meses e 15 anos. Todas as vacinas presentes nos calendários de imunização das crianças e adolescentes farão parte da ação.

A campanha também contará com um Dia D de mobilização, em 17 de outubro, que cairá num sábado, nesta data, considerada o Dia Nacional da Vacinação, o chamado à população será intensificado para garantir um alcance maior da campanha. As vacinas serão aplicadas nos postos municipais de Saúde da capital e do interior.

Adultos também poderão tomar a vacina de Sarampo:

A vacinação contra o Sarampo também será oferecida para todos na faixa etária entre 6 meses e 59 anos.

A campanha é muito importante, já que a pandemia afetou a cobertura vacinal do estado. Por conta da Covid-19, as pessoas ficaram com medo de ir até as unidades de saúde.

As vacinas que integrarão a campanha:

Todas as vacinas presentes nos calendários da criança e do adolescente serão parte da Campanha Nacional de Multivacinação. No calendário da criança, que inclui a imunização de crianças de até 10 anos de idade, são 14 vacinas no total. São elas: BCG, Hepatite B, Penta (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e poliomielite), Polio inativada, Polio oral, Rotavírus, Pneumo 10, Meningo C, Febre Amarela, Tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), Tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Hepatite A e Varicela. No calendário do adolescente há mais vacinas, além de reforços das imunizações feitas na infância. São elas: Hepatite B, Febre Amarela, Tríplice viral, Difteria e tétano adulto, DTPa, Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e Varicela.

 




Conteúdo Publicitário