top of page
  • Foto do escritorAgência Lume

Centro de imagem é inaugurado em Rio das Pedras


Na foto: prefeito Marcelo Crivella está ao centro discursa enquanto está acompanhado de apoiadores.
Foto: Wellington Melo.

Equipamentos servirão pra rápido diagnóstico da Covid-19.

Por: Fernanda Calé e Wellington Melo.

 

O prefeito da cidade do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, inaugurou na manhã deste domingo (14) o novo centro de imagem, localizado na Rua Nova, ao lado da Clinica da Família Otto Alves de Carvalho em Rio das Pedras. Na cerimônia, o prefeito agradeceu a todos que contribuíram para a conclusão do projeto.

O novo centro de imagem conta com a máquina de raio-x, e um tomógrafo de alta tecnologia, que ajuda no diagnóstico rápido da Covid-19. Este é o 12º tomógrafo instalado como parte da estratégia de combate à pandemia.

O equipamento é essencial para o diagnóstico da Covid-19, pois identifica com precisão a pneumonia causada pelo novo coronavírus. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura tem o paciente, uma vez que o tratamento rápido e no estágio inicial da doença evita que o quadro se agrave.


Na foto podemos ver um aparelho de tomógrafo.
Tomógrafo localizado no centro de imagem em Rio das Pedras. / Foto: Wellington F. Melo.

A secretária de saúde, Ana Beatriz Busch, afirmou que o tomógrafo vai ficar na comunidade como um legado:

“O fluxo é esse, através da Clínica da Família (Otto Alves de Carvalho), especificamente para a Covid. Agora (sic) esse tomógrafo vai ser usado para todos os outros exames via SISREG, seja um AVC, seja a procura do Câncer de mama, de próstata… Isso aqui é um legado que fica para a comunidade de Rio das Pedras. Esse tomógrafo vai ficar, não sai daqui!”

Vários locais já receberam esses tomógrafos, como Pavuna, Santa Cruz e Rocinha. E outros ainda irão receber, como Cidade de Deus, Maré e Madureira. Ao todo, serão 16 tomógrafos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro.

Em entrevista exclusiva a Lume Rio das Pedras, o prefeito Marcelo Crivella ressaltou o cuidado no combate ao coronavírus:

“Nós estamos instalando tomógrafos na cidade toda, fizemos um hospital de campanha próximo com 500 leitos (hospital localizado no Riocentro), e também o Raul Gazolla passou a ser devotado a causa do Corona vírus. Mas é muito importante que as pessoas tenham cuidado, usem máscara, lave as mãos quando sair de casa ou chegar em casa, ou entrar no comércio, sair do comércio, e ao primeiro sintoma procurem um médico. Febre, problemas de respiração, pessoas, sobre tudo que tem ‘idade’, ou que tem comorbidades. Essas pessoas devem estar muito atentas e procurar o tratamento ao primeiro sintoma.”

Conteúdo Publicitário

bottom of page