• Fernanda Calé

Ceia de Natal a baixo custo



No momento em que a pandemia traz problemas financeiros a maioria da população, a Lume mostra que é possível fazer uma ceia por menos de 130 reais.

 

A crise na saúde trazida pela pandemia da COVID-19, não afetou apenas o modo como vamos nos reunir no Natal deste ano, mas também a nossa economia. Uma pesquisa feita pelo IBGE, mostrou que até agosto (mês da divulgação da pesquisa) cerca de 3,1 milhões de brasileiros perderam o emprego por causa da pandemia.

Os números vem da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad Covid19), e mostram que o novo coronavírus agravou uma situação que já era muito ruim, com cerca de 9,8 milhões de desempregados no Brasil em maio de 2020, quando começaram os estudos sobre o impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho. Com o abalo causado pela doença, o país fechou o mês de julho com 12,9 milhões de desempregados.

O cenário já muito complicado, pode se agravar com o fim do auxílio emergencial neste mês de dezembro, e diante de tantos problemas econômicos, se tornou desafiador fazer uma ceia de Natal para a família.

Foi pensando nisso que a Agência Lume resolveu aceitar esse desafio de mostrar que apesar de todas as dificuldades, é possível fazer uma ceia gostosa gastando pouco. Para isso nossa equipe pediu uma ajudinha das cozinheiras voluntárias do projeto Semeando Amor.

O projeto Semeando Amor está na comunidade de Rio das Pedras há quase 20 anos, fica localizado na rua Espada de São Jorge no Areal, e além da distribuição de alimentos para famílias da região, tem cursos de gastronomia sustentável.

Ivone Rocha, mais conhecida como Tia Vânia, é quem toca o projeto, com a grande ajuda dos voluntários. Para a criação do cardápio e preparação das receitas a Agência Lume contou também com a ajuda das cozinheiras voluntárias Jeane Carvalho, Michelle Ribeiro e Rosângela de Jesus.

O desafio era fazer uma ceia para 4 ou mais pessoas por menos de 130 reais, utilizando os conceitos da gastronomia sustentável que é praticada no Semeando amor.

Foram preparados 9 pratos, provados e aprovados pela equipe de gravação da Agência Lume, são eles: Arroz Colorido; Coxinhas de frango ao forno; Omelete de forno; Salada de feijão fradinho; Salada de maionese; Farofa com cascas de legumes; Bolinho de chuva de banana; Salpicão; Bolo de abacaxi. Para ver as receitas completas, é só clicar no nome da receita desejada.

Vale lembrar que durante a gravação foram respeitados todos os protocolos de limpeza e higienização necessários para evitar o contágio da COVID-19.


O resultado você no vídeo a baixo:

 

Conteúdo Publicitário