top of page
  • Foto do escritorGabrielle Teles

Curso de gastronomia sustentável forma sua última turma em Rio das Pedras


Alunas do curso Sementes em Movimento na cerimônia de formatura (07/12).

A iniciativa, do Projeto Social Semeando Amor, espera obter outros patrocínios para continuar capacitando moradores.

 

O último dia sete foi especial para os 14 alunos e professores do curso Sementes em Movimento, idealizado pelo Projeto Social Semeando Amor. Isso porque a data marcou a formatura dos novos especialistas em gastronomia sustentável – em um ano marcado por desafios, mas que merece comemorações. E os pratos não deixaram a desejar: as mesas foram ocupadas por refeições sustentáveis, aproveitando integralmente os alimentos e, claro, com muita criatividade.


A pandemia do coronavírus exigiu mudanças na dinâmica do curso, mas ainda interessou moradores de outros bairros. Pelo menos uma vez por semana, alunas da Freguesia, Taquara e Campo Grande se deslocaram até o Areal 1, em Rio das Pedras, para aprender sobre reaproveitamento de alimentos, como fazer pratos gostosos e saudáveis com eles, os impactos positivos que isso causa no meio ambiente e, ainda, como vender e empreender. A rotina, porém, foi um pouco diferente das turmas anteriores: desta vez, a máscara e o protetor facial foram essenciais, assim como a já tradicional touca.


Esse foi o último grupo de cozinheiros e cozinheiras formados pelo Sementes em Movimento, pelo menos até o momento. A iniciativa, idealizada desde 2003, só conseguiu sair do papel no ano passado, em 2019, com os recursos obtidos pelo edital Movimento Bem Maior e o apoio do Instituto Phi, mas que chegaram ao fim.


Apesar do momento atípico, Dona Vânia, hoje presidente do projeto, espera capacitar mais pessoas:

“Se tiverem outros patrocínios, teremos outras turmas com certeza. Foi uma iniciativa que deu muito certo.”

E deu tão certo que hoje (10/12), os ex-alunos se reuniram para fazer bolinhos para a festa de Natal das crianças, que será realizada.


O curso pertence ao Projeto Social Semeando Amor, criado em 2002, e com atuação na comunidade de Rio das Pedras. Além das aulas de gastronomia sustentável, os voluntários também distribuem cestas básicas, roupas e outros itens de necessidade para os moradores cadastrados. Para fazer as doações, basta comparecer na sede do projeto, localizada em Rio das Pedras, Areal 1, Rua Espada de São Jorge, n º 45 ou entrar em contato pelo Instagram. A ONG conta com o apoio da Igreja da Penna e da Rede Varejão Hortifruti de Rio das Pedras que contribuiu também para a realização do curso.

 

Conteúdo Publicitário

bottom of page