top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Carnaval: Veja os serviços que vão funcionar no feriado


Prefeitura do Rio liberou o feriado na terça-feira (01/03), mas suspendeu ponto facultativo de outros dias.

 


 

Neste ano o Carnaval será diferente no Rio, a Prefeitura e o Estado do Rio de Janeiro decidiram as celebrações do feriado devido ao avanço da Covid-19, por isso algumas coisas mudaram neste feriado.


Por lei estadual, o feriado será mantido na terça-feira (01/03), entretanto a Prefeitura do Rio considerou que segunda (28/02) e quarta-feira (02/03) serão dias úteis. Já o Governo do Estado do RJ, dará ponto facultativo para os seus servidores na segunda (28/02) e na quarta-feira (02/03) até o meio-dia. No setor privado, as empresas poderão definir se a segunda e a Quarta-Feira de Cinzas serão dias de folga ou não.


Veja agora como será o funcionamento de estabelecimentos e transportes públicos no feriado:

Metrô:

O MetrôRio informou que o funcionamento do sistema metroviário neste fim de semana e no feriado de carnaval será nos horários regulares de operação. No sábado (26/02), na segunda-feira (28/02) e na Quarta-feira de Cinzas (02/03), as estações abrem das 5h à meia-noite. Já no domingo (27/02) e na terça-feira (01/03), feriado de carnaval, a operação será das 7h às 23h.

No fim de semana e no feriado de terça-feira, a transferência entre as linhas 1 e 2 será feita na estação Estácio. Já na segunda-feira e na Quarta-feira de Cinzas, a transferência será nas estações do trecho compartilhado (entre Botafogo/Coca-Cola e Central).

As linhas de ônibus do Metrô na Superfície (Antero de Quental – Gávea e Botafogo – Gávea) também seguirão os horários de rotina.


Trens:

Segundo a SuperVia, no sábado dia 26/02, a operação será feita com a programação regular de sábados. No domingo dia 27/02, a operação será feita com a programação de domingos e feriados. Na segunda-feira 28/02, a programação será a de sábados e haverão viagens extras nos ramais de Belford Roxo, Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. No feriado da terça-feira, a operação será feita com a programação regular de domingos e feriados. Na quarta-feira de cinzas a operação dos trens voltará a regular de dias úteis.


VLT:

As linhas 1, 2 e 3 do VLT Carioca terão funcionamento normal no período entre o próximo sábado (26) e o feriado de terça-feira. Com operação das 6h à meia-noite, os intervalos vão variar de 10 a 20 minutos nos trechos.


Barcas:

As barcas vão operar com a grade de domingos e feriados nos dias 28/02 (segunda de Carnaval), 01/03 (terça-feira) e 02/03 (Quarta-feira de Cinzas), na linha Arariboia. Sendo assim, as travessias acontecerão a cada 60 minutos, das 5h30 às 23h30 no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h no trajeto Rio-Niterói.


Vale ressaltar que, nesses três dias (28/02, 1/3 e 2/3), não haverá operação nas linhas Cocotá e Charitas.


Não haverá alterações nas linhas Paquetá e da Divisão Sul , que funcionarão com grade de dias úteis na segunda (28/02) e na quarta (02/3), e com grade de feriados na terça (01/3).


Shoppings:

Na segunda (28/02), os shoppings vão abrir no horário normal, das 10h às 22h. Na terça (1°), as lojas devem abrir das 14h às 20h e, na quarta-feira de Cinzas (02/03), das 12h às 22h, podendo iniciar as operações a partir das 10h.


Correios:

Na segunda-feira, 28 de fevereiro, e 1º de março não haverá atendimento nas agências. O atendimento e as entregas retornam na quarta-feira, 2 de março. Nesse dia, as agências abrirão a partir das 12h.


Bancos:

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) manteve a folga, e as agências bancárias ficarão fechadas na segunda-feira e na terça-feira. As unidades bancárias voltarão a abrir na Quarta-feira de Cinzas a partir das 12h.


Comércio:

Segundo a Fecomércio-RJ, o comércio abrirá no dia 1º março, terça-feira de carnaval. Foi fechado acordo entre Fecomércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro (SEC-RJ) que permitirá o funcionamento de lojas no feriado.

 



Conteúdo Publicitário

bottom of page