top of page
  • Foto do escritorAgência Lume

Bolsonaro e Castro lideram votos em Freguesia e Anil


Na imagem podemos ver uma escola com paredes brancas com detalhes azul, uma placa amarela de travessia de rua e pessoas fazendo fila.
Eleitores fazem fila para votar em escola do bairro do Anil. / Foto: Agência Lume.

Veja quem recebeu os votos dos dois bairros no primeiro turno das Eleições 2022.


Por: Fernanda Calé e Wellington Melo.

 

No último domingo, dia 2 de outubro, 20.968 eleitores estavam aptos a votar no bairro do Anil, e 60.621 também podiam votar no bairro da Freguesia. As duas regiões juntas possuem 17 locais de votação, sendo o bairro da Freguesia o maior em número de eleitores.

 


 

Após enfrentarem longas filas os eleitores puderam votar para os cargos de presidente, governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A Lume fez um levantamento com base nos dados fornecidos pelo TRE para trazer quem foram os candidatos mais votados para os cargos de presidente, governador e senador na região.


Presidente

Após o fim da apuração dos votos de todo o país para o cargo de presidente da República, o Brasil ficou sabendo que os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), foram escolhidos para decidir quem fica com a vaga no segundo turno, que será realizado no dia 30 de outubro.


A nível nacional, Lula obteve 48,43% dos votos válidos, e Bolsonaro 43,20% dos votos, entretanto ao analisar o número de votos recebidos pelos candidatos nos bairros do Anil e Freguesia, obtivemos resultados diferentes.


Se as eleições levassem em conta apenas os dois bairros da Zona Oeste, o ex-presidente Lula perderia sua posição na primeira colocação, já que obteve apenas 41,76% com 6.416 votos no Anil, e 41,08% com 17.831 votos na Freguesia.


Já o atual presidente Jair Bolsonaro recebeu 20.569 votos no bairro da Freguesia, o equivalente a 47,39% dos votos válidos. E 7.449 votos no bairro do Anil, o que equivale 48,48%.


Veja os gráficos com desempenho de todos os candidatos nos dois bairros:


Votos na Freguesia


Votos no Anil



Apesar de números parecidos nos dois bairros em relação ao primeiro e segundo colocados, a disputa pelo terceiro lugar foi distinta. No bairro do Anil, o candidato Ciro Gomes (PDT) aparece a frente de Simone Tebet (MDB).


No Anil, Ciro recebeu 668 votos, e ficou com um percentual de 4,35% do votos válidos, já a candidata do MDB alcançou um percentual de 3,97% com um total de 610 votos válidos.


Na Freguesia Tebet manteve a terceira colocação com o percentual de 5,30%, recebendo 2.300 votos, já o candidato do PDT se manteve em quarto com 2.035 votos, o que equivale a 4,69% dos votos locais.


Os candidatos menos votados em Anil e Freguesia foram Eymael (DC) e Vera Lúcia (PSTU). Na Freguesia a candidata do PSTU obteve 13 votos, enquanto Eymael alcançou apenas 9 votos. No Anil Vera Lúcia foi escolhida por 5 eleitores, enquanto Eymael foi votado por apenas 2.


O número de eleitores que votaram em branco ou anularam o voto foi o seguinte nos dois bairros: No Anil 414 eleitores anularam o voto e 250 votaram em branco. Na Freguesia, 539 eleitores votaram em branco e 1306 anularam os votos.


Governador

Na disputa pelo Governo do Estado, após a apuração dos votos eleitores fluminenses decidiram aprovar em primeiro turno a reeleição de Cláudio Castro (PL) com 58,67% dos votos válidos. O segundo candidato, Marcelo Freixo (PSB), alcançou apenas 27,38% dos votos.

 


 

Nos bairros do Anil e Freguesia, Cláudio Castro manteve a primeira colocação e Marcelo Freixo também permaneceu como segundo colocado. Castro teve 6.585 votos no Anil, equivalente a 47,47% dos votos válidos, e 18.114 votos na Freguesia, o que equivale a 44,95% dos votos.


Já Marcelo Freixo recebeu 4.939 votos ficando com um percentual de 35,60% no bairro do Anil, e 14.897 votos e um percentual de 36,96% na Freguesia. Veja os gráficos com desempenho de todos os candidatos nos dois bairros:


Votos na Freguesia

Votos no Anil


Os candidatos menos votados em Anil e Freguesia foram Luiz Eugênio (sub judice) e Wilson Witzel (anulado). Na Freguesia Witzel obteve 12 votos, enquanto Eugênio alcançou apenas 6 votos. No Anil Witzel foi escolhido por 8 eleitores, enquanto Eugênio foi votado por apenas 3.


O número de eleitores que votaram em branco ou anularam o voto foi o seguinte nos dois bairros: No Anil 1.217 eleitores anularam o voto e 915 votaram em branco. Na Freguesia, 1.590 eleitores votaram em branco e 3.274 anularam os votos.


Senador

Na disputa para o Senado Federal, em que Romário (PL) foi reeleito com 29,19% dos votos, mas Anil e Freguesia escolheram diferente. Se a nível estadual Romário liderou sendo seguido perto por Molon (PSB) que obteve a segunda colocação com 21,20%, nos dois bairros, Alessandro Molon foi o mais votado, sendo seguido de perto por Daniel Silveira (sub judice).


Veja os gráficos com desempenho de todos os candidatos nos dois bairros:

 


 

Votos na Freguesia


Votos no Anil



Nos dois bairros Alessandro Molon esteve na primeira colocação com 31,09% dos votos no Anil, e 36,13% dos votos na Freguesia. Daniel Silveira, por sua vez, teve 25,41% na Freguesia e 24,93% no Anil. Romário foi terceiro colocado nos dois bairros.


Os candidatos menos votados em Anil e Freguesia foram Antônio Hermano (sub judice) e Professor Helvino Costa (sub judice). Na Freguesia Antônio Hermano obteve 4 votos, enquanto Professor Helvino alcançou 29 votos. No Anil Professor Helvino foi escolhido por 12 eleitores, enquanto Antônio Hermano não teve nenhum voto.


O número de eleitores que votaram em branco ou anularam o voto foi o seguinte nos dois bairros: No Anil 1.489 eleitores anularam o voto e 1.209 votaram em branco. Na Freguesia, 2.311 eleitores votaram em branco e 4.112 anularam os votos.

Conteúdo Publicitário

bottom of page