top of page
  • Foto do escritorWellington Melo

Rio define representantes no Senado, Câmara dos Deputados e Alerj


Na imagem podemos ver uma urna eletrônica.
Foto: Agência Lume.

Abstenção foi recorde no estado nas eleições deste ano: 22,76%.

 


 

Após a definição do segundo turno para presidente entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), e a reeleição do governador Cláudio Castro (PL), o estado do Rio conheceu, no último domingo (2), os representantes para o Senado, Câmara dos Deputados e Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).


Senado

Para o Senado Federal, Romário (PL) foi eleito com 29,19% dos votos (2.384.331). Ele teve 600 mil votos a mais do que o segundo colocado, Alessandro Molon (PSB), que obteve 21,20% (1.731.786).


"Prometo a vocês que trabalharei ainda mais para entregar uma melhor qualidade de vida para a população fluminense e brasileira. E eu agradeço, mais uma vez, a confiança depositada em mim. Obrigado, meu Rio de Janeiro!", disse o ex-jogador nas redes sociais.


Confira o resultado final da eleição do Senado, após 100% das urnas apuradas.


Arte: Wellington Melo


Câmara dos Deputados

Também ficaram definidos os 46 representantes do estado na Câmara dos Deputados. Destaque para a bancada do Partido Liberal (PL), que terá 11 vagas no congresso, mantendo o número atual. União Brasil e PSOL também elegeram um bom número de representantes, com seis e cinco deputados eleitos respectivamente. Confira a lista dos deputados que representam o estado do Rio a partir de 1° de janeiro de 2023.

Arte: Wellington Melo

Alerj

Após 100% das urnas apuradas, também ficaram definidos os 70 deputados que irão compor a bancada da Alerj a partir de 2023. Assim, como na Câmara, o PL tem a maior bancada da casa, com 17 vagas. Isso representa 24% do total de deputados da Assembléia. Confira a lista dos deputados estaduais eleitos.


Arte: Wellington Melo


Abstenção recorde no estado

O número de abstenções, ou seja, eleitores que não compareceram as urnas, foi recorde no estado nas eleições deste ano. Segundo a Justiça Eleitoral, cerca de 22,76% dos cariocas e fluminenses não foram votar. Isso representa um total de 2.915.468 eleitores. O percentual do Rio supera o índice nacional, que foi de 20,95%.


Com relação aos votos em branco e nulo, cerca de 899.276 pessoas votaram branco, isso representa 9,09%. Já 591,576 eleitores anularam o voto, isto é 5,98% do total do eleitorado apto para votar.

Conteúdo Publicitário

bottom of page