Por: Val Costa.
Professor de Geografia e membro do IHBAJA.
O bairro do Tanque faz parte da XVI Região Administrativa – Jacarepaguá – possuiu uma área de 556,80 ha e, de acordo com o Censo 2010, 37.856 habitantes. No período colonial, o Largo do Tanque era conhecido como Itatindiba, em homenagem ao rio de mesmo nome, hoje chamado apenas de Tindiba.
Na segunda metade do século XIX, essa localidade possuía uma importância estratégica para Jacarepaguá. Era o ponto onde os viajantes paravam para dar água a seus animais em um grande reservatório ali existente. Essa espécie de “tanque” acabou denominando o local e o seu entorno.
Até a inauguração da Estrada de Ferro D. Pedro II (atual Central do Brasil), em 1858, as carruagens, diligências e cavalos eram os meios de transportes mais utilizados pela população de Jacarepaguá para chegar até o Centro da cidade. Nesse ano, foi inaugurada também a Estação de Cascadura, a mais próxima de Jacarepaguá, já que a Estação de Madureira só foi concluída em 15 de junho de 1890.
A partir de 1875, com a implantação dos bondes de tração animal, o acesso à região melhorou consideravelmente. Os bondes, puxados por burros, circulavam em trilhos feitos de aço, assentados no leito das ruas.
Partiam da Estação de Cascadura, atravessavam a Praça Seca, e seguiam pelo Mato Alto até atingirem o Largo do Tanque, onde os animais descansavam bebendo água em um grande reservatório.
A empresa que administrava essa linha de bondes chamava-se Companhia Ferro-Carril de Jacarepaguá. Em abril de 1911, a Light comprou a companhia e eletrificou alguns trechos da linha.
O bairro do Tanque abrigou, ao longo do século XX, vários órgãos públicos. A primeira Delegacia Policial de Jacarepaguá se localizava onde hoje está o pátio da Paróquia Santo Antônio Maria Zaccaria.
Em 1916, ela foi transferida para a Praça Seca, retornando em 1956 para o antigo prédio da prefeitura localizado na Av. Geremário Dantas, 34. Esse prédio também sediou a Agência de Jacarepaguá da Prefeitura Municipal.
A denominação, delimitação e codificação do bairro foi estabelecida pelo Decreto Nº 3158, de 23 de julho de 1981 com alterações do Decreto Nº 5280, de 23 de agosto de 1985.
Val Costa é professor de Geografia e Membro do Instituto Histórico da Baixada de Jacarepaguá.
Comments