top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Vestibular: Mutirão vai emitir Carteiras de Identidade para candidatos


Na imagem podemos ver um posto de atendimento do Detran.RJ, uma atendente está de costas utilizando uma blusa azul, a atendente arruma uma câmera para fazer uma fotografia de uma jovem branca de cabelos castanhos sentada a sua frente. Atrás da jovem podemos ver um fundo brando e uma sala de espera com cadeiras onde algumas pessoas aguardam atendimento.
Foto: Alexandre Simonini / Divulgação Detran.RJ

A ação organizada pelo Detran.RJ será exclusiva para vestibulandos e acontece neste sábado (10).

 


 

Neste sábado 10/09, o Detran.RJ vai realizar um mutirão especial para fornecer Carteiras de Identidade a estudantes que realizarão vestibulares como ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio), cursos e concursos, como os do Colégio Militar e Pedro II.


Mais de 120 postos de identificação civil do Detran, em todas as regiões do Estado do Rio, estarão atendendo exclusivamente os vestibulandos. O funcionamento será das 8h às 14h, exceto os localizados em shoppings, que abrirão de 10h às 16h.


Não haverá necessidade de agendamento, o atendimento será realizado por ordem de chegada, com distribuição de senhas. Os estudantes precisarão apresentar o comprovante de inscrição nos exames, vestibulares, cursos ou concursos, além de original ou cópia autenticada da certidão de nascimento (para solteiros) ou de casamento.


Serão oferecidos os serviços de emissão da primeira e segunda via da identidade. A emissão da primeira via é gratuita. Para a segunda via, é cobrada uma taxa de R$ 46,15. Neste caso o estudante deverá pagar o Duda de código 500-2, emitido no site do Bradesco.


Pessoas que recebem até um salário-mínimo, desempregados e os reconhecidamente pobres podem conseguir a isenção de pagamento da taxa ao apresentar declaração de hipossuficiência, declaração de isenção emitida pela Fundação Leão XII ou decisão de autoridade judicial.


Carteiras de identidade emitidas para crianças e adolescentes precisam ser substituídas quando o usuário completa 18 anos de idade. Se for pedida nos 30 dias anteriores ao 18º aniversário, a segunda via é isenta de taxa.



Conteúdo Publicitário

bottom of page