top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Unidades municipais de saúde oferecem DIU hormonal para planejamento familiar


Na imagem podemos ver um profissional de saúde mostrando a uma mulher o aparelho do DIU.
Foto: Edu Kapps/Prefeitura do Rio

Neste mês a cidade passa a disponibilizar o contraceptivo pelo SUS.

 

A partir deste mês, mais de 230 unidades de Atenção Primária passam a disponibilizar o DIU hormonal. O método contraceptivo tem 99.8% de eficiência, comparável à laqueadura tubária.


Segundo o município, Os dispositivos foram adquiridos pela Prefeitura dentro das estratégias para redução da mortalidade materna, visando o planejamento familiar, sexual e reprodutivo da mulher em idade fértil, além da prevenção de gestações indesejadas.

 
 

O Rio já oferecia em sua rede o DIU de cobre, fornecido pelo Ministério da Saúde para todos os municípios brasileiros. Agora a Secretaria Municipal de Saúde, está adquirindo 5 mil unidades do DIU hormonal, quantidade estimada para uso em seis meses.


Quem deverá indicar o uso do dispositivo serão os profissionais de saúde, que avaliarão as condições clínicas de cada paciente para decidir, com ela, qual o método mais adequado para seu caso específico.


Segundo a prefeitura, trezentos profissionais de saúde das clínicas da família e centro municipais de saúde, entre médicos e enfermeiros, foram treinados e certificados para o atendimento às pacientes e, quando indicado, realizar a implantação do DIU (de cobre ou hormonal).


As clínicas da família da região de Rio das Pedras já possuem o dispositivo, além de profissionais treinados para orientar a população sobre o método contraceptivo.


O dispositivo tem recomendação de ser trocado a cada três a dez anos, dependendo do modelo. Entretanto, vale lembrar que os preservativos são os únicos métodos que previnem a transmissão de infecções sexualmente transmissíveis, e devem sempre ser utilizados junto ao método contraceptivo escolhido.

Conteúdo Publicitário

bottom of page