top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Um animal sofre maus tratos a cada dois dias no estado do Rio de Janeiro


Na imagem podemos ver um cachorro deitado na areia de uma praia, o cão tem a pelagem marrom e parece estar descansando após brincar com sua bolinha.

Dados do ISP mostram que cães são mais mencionados em registros de ocorrência. Veja como denunciar:

 

Dados inéditos divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, em 2022, foram registrados 252 casos de crueldade contra animais e maus-tratos contra animais silvestres no estado.

 
 

Os cachorros foram os animais que mais foram mencionados nos registros de ocorrência, 174 vezes, em seguida vem os gatos, com 47 registros e as aves tiveram 23 registros. Ao todo, foram citadas 11 espécies diferentes.


Os dados mostram também que os maiores agressores são os próprios tutores (68,7%) e a residência é o local onde na maioria das vezes os casos de violência ocorrem, 54% do total.


O bairro do Recreio dos Bandeirantes (42ª DP) foi o campeão de registros de maus tratos a animais, seguido por Teresópolis (110ª DP) e Nova Friburgo (151ª DP).


Maus tratos a animais é crime, o agressor pode ser punido com multas, apreensão do animal, e prisão. Veja como denunciar:


Para denunciar maus tratos aos animais, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) pelo telefone (21) 2334-7634.


A denúncia também pode ser feita em qualquer delegacia de Polícia Civil do estado e ainda pela Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177). O anonimato é garantido.


Para casos na cidade do Rio de Janeiro, também é possível denunciar através da central telefônica 1746, selecionando a opção 2 e depois a opção 9, ou pela internet através do site: http://www.1746.rio.gov.br/servicos.php


Conteúdo Publicitário

bottom of page