• Fernanda Calé

Uerj abre inscrições para Vestibular 2022


Foto: Divulgação Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Prazo termina no dia 12 de janeiro, veja como participar:

 


 

A Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Uerj, abriu inscrições, na última sexta-feira (17/12), para o Vestibular 2022. O prazo para os interessados se inscreverem vai até o dia 17 de janeiro de 2022.


Serão oferecidas 5.736 vagas em 64 cursos de graduação nas cidades do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São Gonçalo, Nova Friburgo, Petrópolis e Resende. O edital e todas as informações referentes ao vestibular estão disponíveis no site https://www.vestibular.uerj.br


Por conta da pandemia da Covid-19, o Vestibular 2022 será realizado em um único exame, no dia 20 de março de 2022, com questões de múltipla escolha e redação. A parte objetiva da prova contará com 60 questões das disciplinas Biologia, Física, Geografia, História, Língua Portuguesa/Literatura, Língua Estrangeira (Espanhol, Francês e Inglês), Matemática e Química.


Neste ano são indicados os livros de literatura "sonetos", de Luís de Camões, para a prova de Língua Portuguesa/Literatura, e "Uma janela em Copacabana", de Luiz Alfredo Garcia-Roza, para a redação.


As aulas dos aprovados para o primeiro semestre começam em 13 de junho. Os classificados para o segundo semestre iniciam em 19 de outubro.


A Uerj tem um sistema de reserva de vagas, onde oferece a candidatos que vivem em condições de carência socioeconômica a possibilidade de concorrer à reserva de vagas no vestibular, desde que atendam ao requisito de ter renda per capita (por pessoa da família) mensal bruta igual ou inferior a R$ 1.650. A distribuição de vagas é feita da seguinte forma:


- 20% para estudantes negros, indígenas e oriundos de comunidades quilombolas;

- 20% para estudantes oriundos do Ensino Médio da rede pública de ensino;

- 5% para pessoas com deficiência, filhos de policiais civis e militares, de bombeiros militares e de inspetores de segurança e Administração Penitenciária mortos ou incapacitados por motivo de serviço.


O estudante que ingressar na Uerj pelo sistema de cotas recebe a Bolsa-permanência, que atualmente é de R$ 550, até o tempo máximo do currículo previsto para cada curso. Essa ajuda de custo tem o objetivo de garantir a frequência nas disciplinas e atividades.


Fonte: http://www.rj.gov.br/

 



Conteúdo Publicitário