top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Subprefeitura anuncia mudanças no trânsito dos bairros do Anil e Gardênia Azul


Subprefeita Talita Galhardo gravou vídeos anunciando as mudanças. / Foto: Subprefeitura de Jacarepaguá

Em uma sequência de vídeos publicados nas redes sociais, a subprefeita Talita Galhardo explicou as alterações motivadas pela construção do Shopping Park Jacarepaguá.

Atualização: 02/07/2021 às 20h16.

 

O shopping Park Jacarepaguá, localizado na Estrada de Jacarepaguá com a Estrada do Engenho D'água só deve inaugurar em novembro, mas obras para mudanças nas vias das regiões do Anil e Gardênia Azul já começam a ser notadas por moradores locais.


A curiosidade dos moradores e principalmente dos motoristas é muito grande, a preocupação é justamente com o trânsito, já que as vias dos bairros parecem não dar conta da grande quantidade de trânsito. Com a inauguração chegando muitos moradores temem um impacto ainda maior e grandes congestionamentos no local.

 

Continua depois da publicidade

 

Nesta sexta-feira (02/07) a subprefeita de Jacarepaguá, Talita Galhardo, anunciou algumas mudanças que irão acontecer no trânsito da região. A publicação feita no Instagram da Subprefeitura de Jacarepaguá trás diversos vídeos que explicam algumas das alterações.


As mudanças fazem parte de uma contrapartida à construção do empreendimento a região, já que a instalação de um grande centro comercial pode gerar impactos no local. Segundo a Subprefeitura de Jacarepaguá, as medidas fazem parte das obras de melhoria da circulação de veículos e pedestres na Estrada de Jacarepaguá e adjacências.


Além da Subprefeitura, a própria Multiplam já divulgou em um anúncio publicitário as mudanças trazidas pelo empreendimento. Veja o vídeo clicando aqui.


Principais mudanças:

Serão construídos novos retornos, haverá a duplicação de vias, a revitalização de terminal rodoviário e paisagismo. Além disso será feita uma reforma de uma praça e adoção de uma escola municipal.

 

Continua depois da publicidade

 

Segundo a Subprefeitura de Jacarepaguá o órgão acompanha de perto juntamente com a Cet-Rio, todas as obras e intervenções, e nada é feito sem o aval dos órgãos da Prefeitura. A subprefeita Talita Galhardo falou sobre o tema:

" A população pode ter certeza de que cada detalhe foi pensado para facilitar a vida de quem reside ou transita pelo entorno desses bairros." - Talita Galhardo
  • Duplicação de parte da Estrada do Engenho D'água:

Foto: Divulgação Multiplan.

Grande parte da Estrada do Engenho D'água será duplicada, no trecho próximo à Estrada de Jacarepaguá, margeando o shopping, terá três faixas. Além das alterações, o local também terá um trabalho de paisagismo.

  • Novo retorno:

O retorno na Estrada de Jacarepaguá, para quem vai para a Rua Araticum, será retirado. Quem precisar retornar vai andar mais 150 metros até o Bosque dos Esquilos, onde foi aberto um novo retorno, com faixa de acúmulo de veículos, para não prejudicar o fluxo do trânsito em direção a Rio das Pedras.

  • Ponto de ônibus do Gardênia:

Segundo a Subprefeitura o Terminal do Gardênia, principal ponto de ônibus da comunidade, será reformulado. A ideia é construir uma baia exclusiva para que os ônibus possam parar para o embarque e desembarque de passageiros, dessa forma o trânsito não será influenciado, como acontece atualmente.


Outra mudança no local será para os motoristas que vem da Avenida Tenente-coronel Muniz de Aragão, sentido Gardênia Azul, não haverá mais a opção de entrar à esquerda na Estrada Engenho d´Água. O retorno ficará alguns metros à frente, no terminal da Gardênia Azul.

  • Mão única no último trecho da Rua Ituverava:

Foto: Divulgação Multiplan.

O trecho da Rua Ituverava próximo a Estrada de Jacarepaguá será de mão única para os motoristas que saem da Rua Ituverava. Os motoristas que desejarem acessar o sentido oposto precisarão entrar na Rua Uruçanga e dar a volta. E com a intenção de acabar com as 'bandalhas' está sendo construído um canteiro central na Estrada de Jacarepaguá e na Rua Uruçanga.

 

Continua depois da publicidade

 

Em breve, a Rua São Ricardo passará a ter mão única no sentido Ituverava. E a Ituverava terá mão única no trecho da São Ricardo até a Rua Uruçanga. Formando um binário. Quem estiver na Ituverava e precisar entrar na São Ricardo ou retornar no sentido oposto, vai entrar pela Uruçanga e dar a volta


Já a Rua Alcides Lima passará a ter sentido da Rua Ituverava para a Rua Potiguara para absorver a mudança de itinerário da linha de ônibus 932 até o acesso à Avenida Tenente Coronel Muniz de Aragão.


Quem vem do Anil, pela Estrada de Jacarepaguá ou pela Rua Ituverava, e quiser entrar na Avenida Tenente-coronel Muniz de Aragão, terá que fazer o retorno próximo ao supermercado Prezunic. Essa alteração vai “desatar o nó” existente no Largo do Moutella.


Veja todas as mudanças informadas pela Subprefeitura de Jacarepaguá abaixo:


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page