• Fernanda Calé

Rua Zoroastro Pamplona sofre com descarte irregular de lixo


Foto enviada por moradores.

Frequentadores do local dizem que alguns comerciantes e moradores não respeitam dias e horários da coleta de lixo.

 


 

Moradores da Rua Zoroastro Pamplona no bairro da Freguesia tem lutado contra o problema de descarte irregular de lixo na região. Quem mora na região diz que o problema é causado por alguns comerciantes e moradores que não respeitam os dias e horários de coleta de lixo no local. Além de "carroceiros" que também contribuem para desordem abandonando lixo e entulho na rua.


A coleta seletiva na Rua Zoroastro Pamplona é feita três vezes por semana, mas logo após a passagem as equipes de coleta, já é possível ver frequentadores da região deixando resíduos na rua. Alguns moradores se juntam para retirar os resíduos quando a situação se agrava, eles também dizem que diversas denúncias já foram feitas pela central 1746, e que a Comlurb fez ações pontuais, mas essas ações não teriam sido suficientes para solucionar o problema.


O problema tem se tornado tão cansativo aos moradores que a Associação de Moradores e Amigos da Freguesia (AMAF) emitiu um ofício pedindo a Subprefeitura de Jacarepaguá e a Prefeitura do Rio de Janeiro, aumentasse a frequência de limpeza no local.

Imagem: AMAF.

A Agência Lume entrou em contato com a Subprefeitura de Jacarepaguá, para entender o que pode ser feito para resolver a situação no local, a Subprefeitura respondeu dizendo que a Comlurb vai intensificar a fiscalização e caso fique constatado que há descarte de lixo fora dos dias e horários de coleta domiciliar, pode autuar os responsáveis, com base na lei 3273, de 2001, artigo 94.


A Subprefeitura também informou que por lei, o morador só deve colocar o lixo na rua, uma hora antes da coleta do caminhão. No caso da Rua Zoroastro, a coleta é feita segundas, quartas e sextas-feiras, às 17h.


A Lume vai continuar acompanhando o caso.

 

Conteúdo Publicitário