top of page

Rede de Comunicação e Cultura das Favelas é lançada em evento gratuito na Rocinha

  • Foto do escritor: Douglas Teixeira
    Douglas Teixeira
  • 5 de nov.
  • 2 min de leitura
Foto: Karen Fontoura/Divulgação Fala Roça
Foto: Karen Fontoura/Divulgação Fala Roça

Mais de dez horas de programação, no dia 8 de novembro, incluirão debates sobre sustentabilidade e acessibilidade, oficinas, expositores locais e show de encerramento.


No dia 8 de novembro, a Biblioteca Parque da Rocinha será palco de um grande encontro que celebra e fortalece a produção cultural local. O evento, que acontece das 10h às 20h, marca o lançamento oficial da Rede de Comunicação e Cultura nas Favelas e a formatura dos alunos do curso realizado em parceria com o Fala Roça.

A proposta é reunir coletivos e moradores para debater e construir ações feitas “de dentro para fora”, valorizando quem vive e narra a favela.


Segundo Monique Silva, coordenadora geral do Fala Roça, a Rede visa capacitar comunicadores e fazedores de cultura para que se tornem fortes o suficiente para propor projetos e eventos. "A ideia é que essa rede se torne forte o suficiente para propor projetos, eventos e debates locais, na Rocinha e em outros lugares", explica.


Milla Faria, integrante da Rede e fundadora do projeto "Tia Milla Social", resume o impacto do evento. Para ela, reunir potências de diferentes favelas representa "força, transformação e impacto social".


"Esse evento mostra como os próprios favelados têm o potencial de produzir cultura e arte, além de discutir temas como economia local, meio ambiente e acessibilidade. É a favela se promovendo por ela mesma", afirma Milla.


Debates e Ação no Território


A programação do dia será intensa e diversificada, serão realizadas mesas de debate sobre temas cruciais como Sustentabilidade e Acessibilidade.


O público também poderá participar de oficinas variadas. A lista inclui Defesa Pessoal com conversa sobre violência contra a mulher, intervenção artística no "Bora Grafitar?" e uma aula de dança de Reggae.


Haverá ainda uma prática voltada ao autocuidado e geração de renda com a oficina de autobronzeamento. Para as crianças, a agenda reserva recreação infantil com contação de histórias.


Para fortalecer a economia local e o convívio, cozinhas solidárias servirão um almoço coletivo no horário da tarde.


O encerramento contará com a Batalha de Rima Moscow e um espetáculo da Cia Livre de Dança. A cerimônia de abertura e a entrega de certificados aos formandos também estão na agenda oficial. Conheça a programação detalhada em: https://www.instagram.com/p/DQZvC-_kbRd/?img_index=1


Serviço:

O quê: Lançamento da Rede: Comunicação e Cultura nas Favelas e Formatura

Onde: Biblioteca Parque da Rocinha

Quando: 8 de novembro, das 10h às 20h

Quanto: Gratuito

 
 
 

Comentários


Conteúdo Publicitário

bottom of page