top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Quer para de fumar? Estado e Município oferecem tratamento gratuito


Veja as unidades de saúde de Jacarepaguá que oferecem tratamento contra tabagismo.

 

No último domingo (29/08), foi celebrado o Dia Nacional de Combate ao Fumo. Na data, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) aproveitou para lembrar que em todo o estado do Rio de Janeiro existem 447 unidades que oferecem o tratamento para quem quer parar de fumar.


Segundo o Estado, o serviço integra a campanha mundial "Comprometa-se a parar de fumar durante a pandemia de Covid-19". Apenas na cidade no Rio de Janeiro são 125 unidades que oferecem o serviço.

 

Continua depois da publicidade

 

Fumar é deixar seu corpo mais vulnerável ao Coronavírus, que aumenta de duas a três vezes o risco de se desenvolver formas graves da Covid-19. Além disso, pesquisas mostram que a nicotina aumenta a expressão de uma enzima que serve de receptor para o vírus entrar na célula, a chamada enzima conversora de angiotensina 2 (ECA2). Tudo isso faz com que a carga viral no tabagista seja ainda maior.


Além dos perigos com a Covid-19, fumar também aumenta o risco de infecções causadas por bactérias, vírus e fungos respiratórios porque reduz a capacidade de resposta do sistema imunológico. Os fumantes também apresentam baixa oxigenação dos tecidos, alterações dos vasos sanguíneos e um estado de hipercoagulação que os predispõem à trombose, uma das possíveis complicações da Covid.


O SUS oferece todo o suporte médico que é Coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). Para o INCA, o tabagismo é classificado como uma doença causada pela dependência química da nicotina. Segundo o instituto, para de fumar é um desafio que se tornou ainda maior com o estresse social e econômico adicional, advindos da pandemia.

 

Continua depois da publicidade

 

Para ajudar quem está querendo abandonar o cigarro, o Estado disponibilizou uma lista com os endereços das unidades que oferecem os serviços de tratamento contra esse vício no Rio de Janeiro, listaremos a baixo as unidades localizadas em Jacarepaguá, para ver a lista completa de todo o Estado basta clicar aqui.


-Clínica da Família Barbara Mosley de Souza - Av. Otávio Malta s/nº - Anil.

-Clínica da Família Padre José Tiúba - Praça Ludovia s/nº -Gardênia Azul.

-Clínica da Família Helena Besserman Vianna - Via Ligth, s/nº - Rio das Pedras.

-Clínica da Família José de Souza Herdy - Av. Ayrton Senna nº 3.383 - Barra da Tijuca.

-Clínica da Família Maicon Siqueira - Av. Salvador Allende s/nº - Asa Branca - Barra da Tijuca.

-CMS Raphael de Paula Souza - Estrada da Curicica nº2000 - Curicica.

-CMS Santa Maria - Estrada do Rio Pequeno s/nº - Jacarepaguá.

-CMS Hamilton Land - Av. Edgar Werneck nº 1.601 - Jacarepaguá.

-CMS Jorge Saldanha Bandeira de Mello (Tanque) - Av. Geremário Dantas nº 135 - Jacarepaguá.

-CMS Álvaro Ramos - Av. Adauto Botelho s/nº - Taquara.

 



Conteúdo Publicitário

bottom of page