top of page
  • Foto do escritorFernanda Calé

Primeira semana do verão tem máxima na casa dos 30°C e previsão de chuva



Veja como deve ficar o tempo no Natal:

 


 

O verão chegou nesta terça-feira (21/12), precisamente às 12h59, a estação mais quente do ano, também é conhecida por trazer chuvas de curta duração e forte intensidade, que costumam pegar os cariocas principalmente à tarde e à noite.


Segundo o Sistema Alerta Rio, órgão de meteorologia da Prefeitura do Rio, a primeira semana da estação deve manter as tradições de muito calor e chuva no fim do dia. Já a partir da noite de quarta-feira (22/12), áreas de instabilidade associadas à formação de um sistema de baixa pressão no oceano poderão causar pancadas de chuva moderada a forte.


Segundo a Prefeitura, a estimativa média de chuva para quarta-feira será de 10 mm para toda a cidade, mas, segundo o Alerta Rio, com a característica de pancadas, a chuva poderá passar desse volume em alguns pontos.


O tempo deve permanece instável na quinta-feira (23/12), com possibilidade de pancadas de chuva moderada a forte a qualquer momento. Os modelos numéricos de previsão do tempo estimam que chova, em média e para toda a cidade, 20 mm. O meteorologista do Sistema Alerta Rio, Nilton Moraes, destaca ainda a previsão de ventos moderados a fortes (18,5 km/h a 76 km/h) nesse dia.


Na sexta-feira (24/12), véspera de Natal, as áreas de instabilidade continuarão atuando, podendo causar chuva fraca a moderada, isolada, entre a madrugada e manhã. Os modelos numéricos de previsão do tempo indicam estimativa média de chuva de 10 mm para esse período.


Entre as principais características do verão, Nilton Moraes explica que a estação é caracterizada por dias mais longos que as noites, altas temperaturas e as chamadas chuvas de verão: pancadas a partir da tarde. Durante a estação, um dos principais sistemas meteorológicos que ocorrem no Brasil é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS).


Nessa época é preciso ficar atento as informações fornecidas pelos órgãos municipais e tomar cuidado ao se deslocar, se possível até evitar o deslocamento durante temporais.


 

Conteúdo Publicitário

bottom of page