top of page
  • Ana Ludmila

Primeira etapa do Enem acontece neste domingo (05)


quatro jovens conversando enquanto caminham em uma escola

Confira dicas e informações para te ajudar na hora da realização das provas.

 

O dia da realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é o momento mais aguardado entre alunos e alunas de todo país que dedicam-se para ingressar em instituições de nível superior.


 
 

Depois de longos dias e horas de estudo, chegou o momento de colocar em prática tudo o que foi absorvido. No entanto, é importante levar em consideração alguns cuidados que irão fazer diferença na hora de realizar o vestibular.


Separamos para você algumas dicas e informações que vão te ajudar na hora da prova.


Ter uma boa alimentação pode evitar transtornos que possam desviar o foco, prejudicar o desempenho ou desregular o sistema nervoso e digestivo. Realize três refeições ao dia, sendo o café da amanhã bastante nutritivo incluindo frutas, almoço e jantar. No dia da prova leve sua própria garrafa de água e uma fonte de carboidrato.


Ter uma boa noite de sono também o ajudará na hora da concentração. É importante que duas horas antes de dormir, o candidato faça a chamada higiene do sono, que consiste em desligar-se das redes sociais e dos aparelhos eletrônicos, buscando ler um livro que não tenha relação com assuntos acadêmicos, apenas para o lazer.


A aplicação do Enem ocorre em dois finais de semana, sendo a primeira etapa neste domingo, dia 05 de novembro e a última no dia 12 de Novembro.


O exame exige que os participantes façam provas de quatro áreas de conhecimento: linguagens, códigos e suas tecnologias; ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias, que ao todo somam 180 questões objetivas.


Os participantes também são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. Vale lembrar aos candidatos que não são permitidos atrasos, e os alunos que não conseguirem entrar no local da prova a tempo, não poderão realizar o exame.


Nos dois dias de aplicação, os portões de acesso serão abertos ao 12h e fechados pontualmente às 13h. A aplicação do Enem seguirá o horário de Brasília.


Tenha em mãos o cartão de confirmação da prova impresso, um documento original com foto, e uma caneta de tinta preta e tubo transparente para realizar a prova. Chegue com antecedência.


As provas terão início às 13h30. Entre as 13h e as 13h30, os candidatos devem esperar em suas carteiras e cumprir as determinações do aplicador, até que seja autorizado o início do exame.


Na página do participante o aluno poderá obter as informações do local de prova, disponível em: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/


Para mais dicas e informações leia nossa matéria anteriormente publicada sobre o tema neste link.


Boa prova!



Commenti


Conteúdo Publicitário

bottom of page