top of page
  • Ana Ludmila

Enem 2023: tudo o que você precisa saber para o dia da prova


Na imagem podemos ver uma jovem estudando.

O Exame Nacional do Ensino Médio 2023 será realizado nos dias 5 e 12 de novembro.

 

Além de estar preparado para responder as questões, é importante que os candidatos estejam atentos a situações que podem se tornar um problema no dia da realização da prova. Por isso, separamos algumas dicas para você chegar confiante em seu local de prova.

 
 

Desde o ano de 2017 as provas são realizadas em dois domingos diferentes, este ano a primeira prova será aplicada no dia 5 de novembro e as questões serão voltadas para as áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e redação.


No segundo domingo, dia 12 de novembro serão aplicadas as provas voltadas para as áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Serão no total quatro provas com questões objetivas, cada área especifica contendo 45 questões.


Além disso, é importante lembrar que no primeiro dia de prova será realizada também a redação, que tem por critério um texto de no máximo 30 linhas, com estrutura dissertativo-argumentativa, desenvolvida a partir de uma situação-problema.


Confira abaixo o que você deve levar no dia da prova:


O uso de caneta esferográfica preta transparente é obrigatório. Deve ser apresentado documento de identificação válido, físico ou digital e caso precise confirmar sua presença no exame é importante ter em mãos o cartão de confirmação de inscrição e a declaração de comparecimento impressos.


São considerados documentos de identificação válidos; cédulas de Identidade, identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros, Carteira de Registro Nacional Migratório, documento provisório de Registro Nacional Migratório, identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que, por lei, tenham validade como documento de identidade, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação.


O cartão de identificação é disponibilizado algumas semanas antes da data do exame e nele o candidato tem acesso informações como o número de inscrição, data, hora e local da prova.


Este ano o Inep também irá considerar como documento válido o e-Título, Carteira Nacional de Habilitação Digital e RG Digital, contanto que sejam apresentados no próprio aplicativo do participante.


Lembre-se! Caso o participante esteja portando itens como; óculos escuros, boné, chapéu, caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, anotações, relógio de qualquer tipo, fones de ouvido e quaisquer dispositivos eletrônicos. fora do envelope porta-objetos fornecido antes de entrar na sala, o candidato será eliminado.


Tenha uma boa noite de sono, procure relaxar ao máximo fazendo atividades que possam trazer algum alivio no momento de ansiedade. Chegue com antecedência em seu local de prova. Os portões serão abertos às 12h e o fechamento será às 13h, pelo horário de Brasília.


O início da prova acontecerá as 13h30 nos dois dias de prova, mas o horário de término é diferente: no dia 5 de novembro, as provas terminam às 19h e no dia 12 de novembro, às 18h30. Boa prova!


Comentarios


Conteúdo Publicitário

bottom of page